Ele também é bicampeão, como o Fluminense

Matérias - dezembro de 2010

CIDINHO LEMBRA COMO GANHOU O PRÊMIO NO CHACRINHA

Se os torcedores tricolores estão eufóricos pela conquista do título nacional, muitos moradores do Recreio nem imaginam que temos um autêntico campeão trabalhando na orla, bem perto da Reserva. Para ser mais preciso, se você pedir um chope gelado ao simpático e folclórico garçom Cidinho, no Quiosque Oca Maloca, estará sendo servido pelo Bicampeão do nome mais exótico do Brasil do programa do Chacrinha.

Cidinho explica que os amigos não esquecem essa história e sempre pedem para repetí-la. Chacrinha já nos deixou e de 1968 para cá, ele já morou no Espírito Santo, formou família, vendeu artesanato e prata, mas a fama no bairro continua intacta. No fim da década de 60, este senhor de 60 anos levou 300 mil cruzeiros na competição, moeda da época, e acabou gastando todo o prêmio, numa única noite, levando os amigos Plínio e Nelson ao bar do Amarelinho e gastando tudo por lá mesmo.

Com apenas 18 anos, a farra era mais importante. Mas a experiência foi suficiente para ganhar coragem e tentar no ano seguinte, mais um concurso. E não é que venceu pela segunda vez? Mas vocês devem estar curiosos com o nome desta simpática figura não? Foi apenas uma homenagem de seu pai, o alagoano Valfredo que junto com Dona Dulce registraram ANÁXAGORAS SIDNEI BRAGA DA SILVA, numa homenagem ao filósofo grego. Irmão de Valfredo, Valdércio, Iara e Ariadnei, Cidinho, como é chamado pelos amigos volta ao programa em 1968 para tentar o prêmio. Não entende até hoje porque venceu, já que os candidatos eram fortes. Ele ganhou de nomes bem mais esquisitos, como Gelantina que ficou em segundo lugar. Esparra Mando na Bacia, terminou com o terceiro e os engraçados Melhoral da Silva e Pensamal de Oliveira sequer foram a final. E ainda teve 1,2,3 de Oliveira 4 e Alfa de Rol.

Na ocasião, o prêmio foi bem melhor, 1 milhão de cruzeiros, que seriam hoje, uns 10 mil reais. Os amigos estavam tão confiantes que foram até o Teatro Fênix, no Jardim Botânico onde era gravado o programa e torcer pelo amigo. E fizeram muita bagunça, chegando a serem expulsos do local. Jogaram pó-de-mico na platéia tamanha a euforia do grupo pela conquista.Cidinho não pensou duas vezes e levou os 10 amigos ao prostíbulo mais famoso da época para comemorar o bi. Seus amigos Kiko e Vanderley caem na gargalhada a cada lembrança do pobre Cidinho quando conta sua história. Tentamos fotos da época, mas não conseguimos. O arquivo é pequeno e a Globo não nos respondeu. Uma pena. Poderíamos ter a foto de um autêntico Bicampeão.


Publicidade