Degustando a Vida

Saiba mais sobre as uvas Merlot e Sauvignon Blanc

Degustando a Vida - dezembro de 2010

Caros amigos e leitores, vamos continuar nossa viagem pelo mundo das uvas. Cozinhar em casa é muito mais do que misturar ou combinar ingredientes, é preciso conhecer um pouco dos princípios básicos das matérias-primas. E com o vinho não é diferente. Ao saber um pouco sobre a uva, fica mais simples a harmonização. Na edição anterior falamos sobre Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Esta semana iremos falar sobre a Merlot e a Sauvignon Blanc.

A primeira é destinada aos vinhos tintos, enquanto a segunda, para os brancos. Porém, as diferenças param por aí. A “Merlot é uma casta de uva tinta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, região de Bordeaux, França, sendo utilizada para a elaboração de vinho tinto para ser consumido jovem enquanto a Sauvingon Balnc é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Bordeaux, França. Produz vinhos secos e refrescantes. Pesquisa de DNA realizada indicou que a Sauvignon Blanc e a Cabernet Franc são parentes da Cabernet Sauvignon. É a principal uva do Loire.

 

Merlot:

O Vinho Merlot é encorpado, intensamente frutado, complexo, uma harmônica estrutura com perfeito equilíbrio. Apresenta uma cor vermelho-púrpura, seus aromas são densos e frutados, tendo uma boa evolução, deixando assim seu aroma com muita complexidade. O paladar é rico, macio, perfeitamente equilibrado, sedoso e de grande classe. A uva ficou famosa pelo filme Sideways, e pela repulsa do protagonista de tomá-lo em um jantar. Apesar disso quando o filme se aproxima do final, eles se deliciam com uma garrafa de Pétrus que é, basicamente, um merlot.

Harmonização – Harmonizar Merlot e comida é relativamente simples devido à característica menos tânica do vinho tornando-o bastante “amistoso”. Como o segredo de qualquer harmonização é o equilíbrio do peso do vinho com o do prato, o ideal é servir estes vinhos acompanhando pratos mais delicados como frango, peru, vitela, pato, carnes grelhadas sendo que a combinação de Merlot com pratos em que cogumelos façam parte de sua elaboração é particularmente saborosa. Desta forma, carne assada com molho marsala/madeira ou strogonoff de carne, por exemplo, são duas ótimas combinações que devem resultar naquela matemática característica de qualquer harmonização bem feita em que a soma de um mais um iguala três!
Agora, se o estilo do vinho for de um caldo mais encorpado, aí pode-se buscar pratos mais elaborados lembrando que a melhor harmonização é aquela que lhe dá maior prazer e satisfação,
Sauvingon Blanc:

A uva sauvignon, também denominada Sauvignon Blanc, está considerada, após a chardonnay, a variedade mais fina entre as cepas brancas de origem francesa. Outros nomes desta espécie são: fumei blanc, muskat sylvaner, puinechou e sauvignon blanc. É uma planta resistente ao frio. Tem brotación temporã. O racimo é de tamanho médio e forma cilíndrica. As bayas são de tamanho médio, forma redonda e cor amarela-dourado. Produz vinhos elegantes, secos e ácidos. É uma variedade vinífera procedente da região de Burdeos, na França. Na Argentina, sobretudo na região de Cujo, existem bons brancos secos.

As dicas de harmonização para os vinhos Sauvignon Blanc são pratos condimentados como carpaccio, peixes assados, peixes com molhos cítricos e comida japonesa. Os queijos que mais se adequam são os de cabra, por apresentarem mais acidez que os de vaca. Façam suas experiências e no próximo mês estaremos escolhendo mais duas uvas.

Um grande abraço e ótimos vinhos,
Alex Passos


Publicidade