Coluna do Bem – Abril de 2011

Coluna do Bem - abril de 2011

Para celebrar a Páscoa!!! O chocolate é um alimento derivado do cacau, que é uma fruta pouco calórica. O suco de cacau tem um gosto completamente diferente de qualquer chocolate. O que agregamos ao cacau para obter um chocolate é que faz dele um alimento muito palatável, com uma variação de sabores indescritíveis, aponto de liberar o hormônio do prazer, a serotonina, que proporciona uma sensação fantástica.

Acredito que por isso temos espalhados por aí vários chocólatras assumidos, mas não posso deixar de mencionar que com os acréscimos feitos ao cacau ele se torna bastante calórico. A solução é a alfarroba.

A alfarroba parece chocolate, tem gosto de chocolate meio-amargo e sai na frente do cacau por não conter glúten, cafeína, lactose e açúcar. Apesar de não ter sido tão difundida como o cacau, a alfarroba já era usada pelos egípcios há mais de 5 mil anos. Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.

Naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como a cafeína e a teobromina, ela é rica em vitaminas e sais minerais.

Em 100 gramas do produto encontra-se 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12. Uma barra de 50 gramas de alfarroba contém, em média, 230 calorias. Um chocolate Sufflair, por exemplo, contém 271 calorias.

É fácil encontrar alfarroba em lojas de produtos naturais.


Publicidade