Prefeito inaugura viaduto sob protestos

Matérias - maio de 2011

MORADORES DA VILA OLÍMPICA APROVEITARAM SOLENIDADE PARA REIVINDICAR TÉRMINO DO PROJETO DO PAN

Em cima de um skate numa descida radical , o prefeito Eduardo Paes, inaugurou o viaduto que passa por cima da Avenida Salvador Allende dando segmento às obras de construção da Transoeste que ligará o terminal Alvorada à Santa Cruz. A solenidade contou com a viúva do homenageado, Capitão de Mar e Guerra Orlando Raso que tanto contribuiu ao bairro a frente da associação de moradores. Sua viúva , Gilda Raso, esteve presente e até ganhou uma réplica do viaduto. Muitos representantes comunitários, veículos de comunicação e moradores estiveram no local e ouviram atentamente o discurso bem humorado do prefeito que chegou a subir numa cadeira para segurar uma sombrinha e proteger a senhora do Sol.
Um vídeo foi passado no local mostrando a evolução das obras e de como ficará a via que receberá em breve os BRTS, veículos rápidos de transporte. Na ocasião, Eduardo mostrou um dos ônibus articulados que serão utilizados.

Construído em nove meses, o viaduto tem 250 m de extensão nos dois sentidos e fica localizado no cruzamento com a Avenida Salvador Allende. O corredor expresso deve ficar pronto até o fim do ano que vem. O novo viaduto tem cerca de 250 metros em cada sentido e foi construído durante este período. Outra etapa da obra inclui ainda um outro viaduto (sobre o canal das Taxas) e o túnel da Grota Funda. Já são 10 meses de obras que tem causado desconforto e prejuízos ao comércio local que reclama da falta de vagas e de estacionamento na via. O investimento previsto é da ordem de R$ 800 milhões . A CET Rio estima que cerca de 211 mil veículos passem todos os dias por ali e com a eliminação do cruzamento, o tráfego seguirá com maior fluidez. Está previsto um viaduto semelhante para altura da Estrada Benvindo de Novaes, outro problema da região que por causa do retorno em frente ao Steak Grill tem causado retenções e pequenos acidentes.

O prefeito estava bem confiante: “Essa obra aqui é toda custeada pelo município. Não tem dinheiro federal. Mas não tem porque não precisamos. Essa parceria vai continuar. Acabou aquela história de prefeito que não fala com governador, que não fala com o presidente.”lembrou Paes que acrescentou. “Essa obra é transformadora. E acaba causando alguns transtornos. É o preço da modernização. Bota aí que essa é aquela da série Aquilo-que-parecia-impossível”. moradores da Vila do Pan esticaram uma enorme faixa em protesto pelo descaso das autoridades.


Publicidade