Av. das Américas ganha 3 radares de velocidade novos

Matérias - junho de 2011

Nos próximos dias, essa cena aí da foto não vai se repetir. Ou se isso acontecer, o veículo que avançar o sinal na Avenida das Américas em 3 pontos do Recreio vai ser multado. De acordo com a Secretaria Municpal de Transportes eles ficarão no cruzamento com a Avenida Salvador Allende, em frente ao condomínio Blue; em frente ao número 10.605; e em frente ao condomínio Santa Mônica.

Os novos radares serão instalados nos dois sentidos, tanto nas pistas centrais, quanto nas laterais. Depois de instalados serão 13 pontos com radares na via com fiscalização de velocidade e 12 por avanço de sinal, de acordo com o site da Prefeitura. Para se ter uma idéia, da cidade da música até o Recreio Shopping, apenas o cruzamento do condomínio Pontões da Barra e Barra Sul não terá o dispositivo.

“É uma pena, já que esses ônibus passam feito loucos por aqui, principalmente da viação Pégaso”, desabafa a moradora Daniela de Souza Guedes, de 35 anos. Vale lembrar que 4 escolas municipais funcionam dentro do condomínio além de cerca de 5 mil moradores. O cruzamento é famoso e já causou inúmeras vítimas , até fatais. As colisões são constantes e os atropelamentos idem.

De acordo com o Código Nacional de Trânsito o avanço de sinal custa 7 pontos na carteira, é considerada infração gravíssima e custa R$ 191,54. Quando a velocidade ultrapassar a marca de 50% da permitida na pista, nesse caso, a multa é de R$ 574,62 e são menos sete pontos na carteira.

Segunda a Secretaria de Trânsito, a Escola Santa Mônica perto do Rio Design entrou em contato inúmeras vezes solicitando a medida e as reclamações dos pedestres são frequentes.

Uma estudante de 13 anos, do 5º ano do ensino fundamental, morreu atropelada em 1 de Julho de 2009 por um ônibus no ponto em frente ao Pontões.

Segundo a polícia na época, o motorista da Viação Pégaso, que faz a linha S-20, não teria esperado a estudante e arrancou com o ônibus. Os outros passageiros gritaram, o motorista teria freado bruscamente e a jovem acabou caindo do ônibus. O caso foi registrado na 16 da Barra e ainda não foi julgado.

Casos como esse se repetem e a Avenida das Américas é hoje a via mais perigosa do Estado segundo dados da CET Rio.


Publicidade