Muito Prazer, sou Doutor Bruno

Qualidade de Vida - fevereiro de 2016

 

Olá meus amigos. É com grande prazer que inicio esse espaço com vocês. Fiquei na dúvida em saber o que começar a escrever e decidi reunir algumas dúvidas frequentes em meu consultório.
Vamos lá:
O que é insuficiência venosa?
Insuficiência venosa pode ser definida como dificuldade do fluxo venoso de volta para o coração. Quando isso ocorre nas extremidades inferiores, a reabsorção normal dos líquidos e de pressão é afetada, resultando em acúmulo de líquido. Isso acarreta edema e menor oxigenação. Essa ruptura do fluxo vascular e linfático normal para as extremidades inferiores pode resultar em dor, cãibras (especialmente à noite), sensações de desassossego, alterações pigmentares, dermatite e ulceração.
A doença venosa é um problema estético?
Foi estimado que entre 17 e 50% das pessoas com veias varicosas exibem achados cutâneos. Quase todos os pacientes com anormalidades cutâneas possuem incompetência de veias perfurantes. A manifestação cutânea aparece como edema, hiperpegmentação, dermatite ou ulceração. Assim sendo, as veias varicosas e microvarizes das extremidades inferiores não produzem apenas preocupação estética, mas representam também um problema médico generalizado e potencialmente sério.
A insuficiência venosa pode gerar manchas?
A hipertensão venosa não é uma condição benigna. É considerada na seguinte ordem temporal: edema localizado, endurecimento, pigmentação, dermatite, atrofia branca e, nos casos sem tratamento, eventual ulceração, infecção, cicatrização, obstrução linfática e sensibilização às medicações aplicadas.

Qual o principal fator de pigmentação nas varizes?
Certamente, a insuficiência venosa é o principal fator das manifestações cutâneas das varizes.
O tratamento dessas pigmentações é feito com meias elásticas?
O único tratamento para essa condição é a correção da hipertensão venosa subjacente (escleroterapia e/ou cirurgia), incluindo meias para compressão graduada e elevação das extremidades inferiores. Felizmente, quando a hipertensão venosa é tratada, o escurecimento pigmentar desaparece gradualmente.
Essa pigmentação pode durar mais de um ano?
Sim, pode. Inclusive podem ser decorrentes dasvarizes antes da escleroterapia.Em certos pacientes, essa pigmentação pode estar presente sobre as varizes superficiais e as aranhas vasculares antes de realizar-se a esclerotrapia.
Mais dúvidas? Manda pra mim
pelo email
morisson@terra.com.br


Publicidade