Degustando a Vida

Cerveja de Deus

Degustando a Vida - abril de 2016

Quem nos acompanha sabe que falamos do Beer Joe Rock Bar no mês passado, só que falamos daquilo que a gente esperava que ia ser. E fui duas vezes no Open Mall(fotos no site do jornal) e é um convite a quem gosta de cervejas elaboradas, além de ser um ambiente bem agradável. Mas quero aqui focar numa raridade meio que carinha, mas a história e o sabor são para poucos. Vimos ali numa caixa de madeira uma Heritage Straffe Hendrik. É uma garrafa numerada, produção de 2012, segundo Big Joe Manfra, um dos sócios. Essa Dark Strong Ale é envelhecida em tonéis de carvalho, portanto aroma amadeirado, um estilo tradicional belga, escura, bastante alcoólica , 10,5 ou 11%.
A cervejaria Belga De Halve Maan trouxe em dezembro para o Brasil as cervejas Straffe Hendrik e Brugse Zot.
A fábrica da cervejaria fica na cidade medieval Bruges, e os rótulos que serão importados diretamente de lá serão: Brugse Zot Blond, Brugse Zot Dubbel, Straffe Hendrik Tripel e Straffe Hendrik Quadrupel. Todas em garrafa de 330ml.
Mas lá, essa custa R$ 240 pilas!
Para quem não sabe, o primeiro registro da cervejaria é datado de 1564. Um fato bastante interessante é que está sendo construído um cervejoduto de 3,5km entre os tanques de produção e a planta engarrafadora, que fica fora da parte medieval da cidade, com capacidade de carregar 6000 litros de cerveja por hora e terá impacto sustentável, por retirar cerca de 500 caminhões tanques da rua por ano, diminuindo a emissão de gás carbônico na atmosfera. Igualzinho no Brasil não? Kidding…
Bom, Straffe quer dizer forte em Flamengo/Holandês. E Hendrik é uma forma do nome Henrique. Ou seja, Forte Henrique – já que há uma tradição na família, onde toda geração pelo menos um menino é nomeado Hendrik.

pelo menos um menino é nomeado Hendrik.
O nome “Straffe Hendrik” (significa literalmente: Henrique Forte), remete a história da família da cervejaria Halve Maan em Bruges na Bélgica. A cerveja recebe o nome após membros da dinastia cervejeira Maes darem o nome de “Henri” ou “Hendrik” aos seus filhos nas últimas cinco gerações; esse nome é a variação francesa ou holandesa do nome Henrique. Ainda hoje, a cerveja é produzida no mesmo local, no coração da cidade medieval de Bruges. A Halve Maan é a única cervejaria ainda em atividade no centro medieval da cidade.

degustandosite
A cerveja madura e escura é colocada em maturação por mais de um ano em barris de carvalho nas adegas subterrâneas da cervejaria, as quais são utilizadas desde o período medieval. Isso dá a cerveja um sabor complexo. Straffe Hendrik Heritage é uma cerveja que pode ser mantida por muitos anos

jornaldorecreio@gmail.com
Escreva com sugestões
Tim, tim!!!!!!!!!!!
sob assunto.

DEGUSTANDO A VIDA


Publicidade