Conhece o Zika?

Qualidade de Vida - maio de 2016

Você conhece o Zika Vírus? Por ter sintomas muito parecidos, a doença pode ser facilmente confundida com dengue, chikungunya e outras viroses. Vamos falar um pouco delas e sua relação com o aumento na procura pelo angiologista.
A dengue, febre chikungunya e Zika Vírus são clinicamente muito parecidos. Zika Vírus possui um quadro muito parecido com o da dengue e da chikungunya, onde o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. No entanto, a Zika é considerada mais branda o que o diferencia é a presença de uma coceira mais intensa na pele acompanhada de conjuntivite.

stopmosquitoes_456px
No caso da febre chikungunya, os sintomas incluem o início súbito de intensa dor nas articulações e febre acima dos 39 graus. O vírus causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor nas articulações, especialmente dos pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Aí que começam os sintomas que preocupam as pessoas sobre possíveis problemas circulatórios, principalmente quando já possuem algum.
Já os sintomas da dengue são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. Entre todas as doenças, a dengue é a mais perigosa e, se não tratada, pode levar ao agravamento do quadro
A dificuldade em distinguir as três doenças também é sentida pelos médicos. Só com a realização de exames é possível identificar exatamente qual a doença do paciente. Sendo assim, a orientação é que, ao apresentar qualquer sintoma atípico, as pessoas procurem o posto de saúde. O resultado do exame sorológico, é apresentado em cinco dias.

 

bruno morison

Assim independente da condição prévia do paciente uma avaliação médica é essencial, as alterações nas articulações e até a descompensação de doenças circulatórias prévias pode ter seu mecanismo abortado se avaliado e medicado pelo especialista correto. No caso das articulações deve -se procurar o Reumatologista e no caso de dores nas pernas o Angiologista.


Publicidade