Degustando a Vida

Friozinho….

Degustando a Vida - maio de 2016

Enfim parece que o friozinho vai desembarcar aqui no Outono. Até que enfim. E com a chegada do frio quem nunca se pegou convidando amigos para tomar um vinho e bater papo? Aliás, o vinho tem como um de suas maiores características reunir as pessoas ao redor dele, confraternizar, desfrutar de momentos de alegria.
Assim como dias mais frios pedem pratos mais quentes, dias frios também pedem vinhos mais encorpados, na maioria das vezes tintos. Mas não basta ser tinto, o vinho também deve ser mais calórico e apresentar uma sensação de calor na boca. Para atingir essa sensação uma variação sutil no teor alcoólico é uma boa opção. Então vale lembrar que os vinhos tintos devem ser servidos entre 16º e 18ºC, no inverno, o que pode ser considerada temperatura ambiente e dispensa refrigeração. Em dias mais quentes, eles podem ficar cerca de 30 minutos na porta da geladeira antes de ir à mesa. Já o vinho branco, deve ser servido entre 9º e 11ºC, independentemente da estação do ano. Aí você sente mais as propriedades da bebida, de como foi elaborada, sentir o buquê , as propriedades e as sensações que podem lhe proporcionar. Uma boa dica é apostar em rótulos com custo benefício a seu favor. Geralmente argentinos da uva Malbec, chilenos da uva Carménère ou Cabernet Sauvignon ou italianos da uva Sangiovese da Toscana, por exemplo.
Não tem erro. Outra uva fácil de ser degustada e apreciada é a Pinot. Vinhos jovens e encorpados ou com mais de 5 anos, podem ser servidos no decanter. No primeiro caso, são bebidas que não amadureceram muito e a decantação ajuda a desprender e liberar os aromas primários de fruta. No caso dos outros, o vinho em contato com o ar libera os aromas ‘presos’ e fica mais rico na degustação. Mas atenção, vinhos mais velhos, com mais de 10 anos, devem ser servidos sempre na própria garrafa, para não correr o risco de perder as principais características de aroma e sabor quando em contato com o ar. Agora vão algumas dicas que certamente você não vai errar.

qual-vinho-as-mulheres-preferem
A Bruschetta que é fácil de fazer e também costuma agradar um grupo heterogêneo, vai bem com vinhos brancos e italianos leves (Chianti, Montelpucciano D’abruzzo).
Estrogonofe de frango ou carne é delicioso com vinhos rosé.
As fondues caem bem com tintos médios (Carménère ou Cabernet do Chile, Merlot do Brasil ou franceses como Côte Du Rhône).
Churrasco combina com vinhos argentinos da uva Malbec.
No caso das pizzas depende muito do recheio da massa, mas receitas clássicas como margherita, frango com catupiry ou similares, vão bem com vinhos Shiraz (ou Syrah), vinhos italianos leves, Cabernet ou Pinotage sul africanos.


Publicidade