Comer bem pode ser a solução da vida longa

Coluna do Bem - junho de 2016

Sabemos que não é só a alimentação errada que contribui para o desenvolvimento de doenças. Noites mal dormidas, fumo, álcool, sedentarismo e estresse também maltratam qualquer corpinho. Estudos alertam que até 2020, um terço da população mundial vai ter contraído algum tipo de câncer.

Uma dieta preventiva contra o câncer

Coluna do Bem
O raw food (cozinha crua) é muito interessante porque, aos 50ºC, as enzimas (e vitaminas) dos alimentos são desnaturadas, ou seja, não servirão mais como tal – e o organismo precisará reconstruí-las, gastando uma energia danada para isso. Os alimentos cozidos representam uma enorme pressão ao organismo: assim como o açúcar refinado, carboidratos, conservantes e produtos químicos, eles aumentam o número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, como se o corpo estivesse sendo atacado por um organismo estranho. O organismo tem que se concentrar em abater células cancerígenas, e não salgadinhos industrializados e balas cheias de corante!
Dieta alcalina

A dieta comum, rica em carnes, pães, laticínios, alimentos cozidos e processados, cafeína e álcool socialmente, produz acidez no organismo, que pode causar uma série de problemas à saúde. O sangue tem pH próximo a 7 (neutro). O pH baixo, ácido, sufoca o organismo, tirando sua reserva de oxigênio.
Uma alimentação alcalina, por outro lado, inunda o corpo de oxigênio, mantendo-o saudável e cheio de
disposição. Quem come carne tem mais probabilidade de ter câncer – o que é reconhecido pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Preparar e comer 

1. Prepare suas refeições como num ritual de amor próprio.
2. Tente não ingerir líquidos durante as refeições – eles diluem o suco gástrico.
3. Dê preferência aos grãos integrais e lembre-se: tudo o que é branco é processado.
4. Há raladores especiais para que vegetais, como abóbora e abobrinha, fiquem no formato de macarrão. O bom é que eles podem ser comidos crus.

Faxina na despensa 
1. Tudo o que é branco e processado: rua! Adote o sal marinho.
2. Leia os rótulos. Caso haja algum ingrediente cujo nome você é incapaz de pronunciar, seu corpo será
incapaz de digeri-lo.
3. Se a data de validade for superior à expectativa de vida de um ser humano, com certeza se trata de um produto que vai diminuir a sua data de validade.
4. Diga adiós aos óleos hidrogenados, às gorduras animais cozidas, aos corantes artificiais, flavorizantes,lixos light e refrigerantes, mesmo os diet ou zero.
5. Enquanto estiver na luta contra o tal C (câncer), evite qualquer tipo de açúcar refinado. Aumente o consumo das frutas cítricas. Muitos médicos alternativos acreditam que o açúcar não apenas debilita o sistema imunológico como também alimenta as células cancerígenas! Isso porque aumenta a glicemia,
aumentando o nível de insulina – hormônio que ajuda na divisão celular, seja de células cancerígenas ou normais. Ou seja, quanto mais açúcar, mais insulina e, portanto, mais chance das células cancerosas se multiplicarem.


Publicidade