Degustando a Vida

Inglaterra , tem vinho lá?

Degustando a Vida - junho de 2016

Essa saída do Reino Unido da comunidade europeia causou estranheza a todos mundo e só o tempo irá mostrar o cenário real do que poderá se transformar o Reino Unidos após a saída do bloco comercial, principalmente porque seus vizinhos Escócia, País de Gale e Irlandas (sic) querem continuar. Bom, de fato o que me fez fazer essa coluna foi um pergunta que martelou minha cabeça: TEM VINHO BOM NA INGLATERRA?
Numa rápida pesquisa sou categórico: tem sim! Algumas regiões vem se aprimorando na elaborações de vinhos, com destaque para espumantes frescos e delicados e que usam métodos tradicional do champanhe.

A-385-1462A-385-1467
As principais parreiras ficam no leste da Inglaterra, País de Gales e sul da Escócia e podem ser visitadas.
Kent – Com 4 milhões de garrafas produzidas por ano, Chapel Down é responsável por 12 % da produção nacional, na maioria, espumantes. A curiosidade fica por conta do tronco que são muito mais altos do que os de clima quente , porque ali o sol não é abundante. As visitas são de abril a novembro. O site é www.chapeldown.com
Bibbenden – Realiza passeios semanais que precisam  ser agendados. Na lista, vinhos e dois espumantes: rosè Gamay e branco, elaborados com as uvas Reichensteiner, Pinot Noir, Ortega e Sheurebe. A vinícola também produz sidras e sucos de maça. O site é
(www.biddendenvineyards.com)
Hushheath- Essa pode ser visitada todos os dias , ideal para quem não se organiza e viaja no estilo, Partiu!Vambora! (sic) e tem paisagens lindíssimas segundo o site UOL. Eles vendem umas cestas de piquenique para ser degustada durante o passeio entre as videiras que pode duras uma hora. Lá existem espumantes elaborados com Pinot Noir , Chardonay e Pino Meunier.
Sussex – Produz entre 100 e 120 mil garrafas pro ano. com destaque para os vinhos tintos leves com uvas Pinot Noir e LychGate Red em 40 mil hectares. Serve saladas, lanches e dicas de harmonização.O site

www.bolneywineestate.com
Gloucesterchire – O legal daqui é que você pode pernoitar . Em Three Choirs ( Three-Choirs-vine-yards.com.uk). Dormindo ali, você percorrer trilhas entre as parreiras, amoras e ouvir gravações que contam a história do vinho britânico na região.
Dali você cruza a fronteira e vai para o país de Gales degustar uvas Chardonay, Pinot Noir e Albarino na Ancre Hill Estates(ancrehillestates.co.uk) . Você tem a opção de degustar queijos galeses e vinhos que são elaborados baseados nos astros no método biodinâmico, seguindo preceitos orgânicos, em acomodações exclusivas.
CORWALL – Lá tem uma curiosidade: pelo mesmo motivo que os espumantes produzidos na região de Champagne devem ser chamados de champanhe, lá em CORWALL tem que chamar o espumante deles de …CORNWALL!

É difícil acreditar que, em pouco mais de 25 anos, a indústria inglesa de vinhos espumantes pôde fazer tanto progresso. Foi no final da década de 1980 que videiras de Chardonnay foram plantadas ao lado de Pinot Noir e de Pinot Meunier em West Sussex por um casal pioneiro de Chicago, determinado a serem os primeiros a fazer vinhos espumantes que pudessem rivalizar com os de Champagne. Nasceu a Nyetimber e teve início uma revolução. E aí , curtiram?


Publicidade