MITOS E VERDADES SOBRE VARIZES

Matérias - junho de 2016

Não. As varizes tratadas nunca voltam. O que pode acontecer é outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna devido a doença estar presente em todas as veias o que com as condições favoráveis elas podem também dilatar.

 

Mito: Usar salto alto causa varizes?

Não. Porém o uso de salto muito alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas pois a caminhada passa a ser feita somente com o quadril anulando o efeito da planta do pé e da panturrilha que funcionam como bombas.

Mito: A musculação causa varizes?

Ao contrário, evitam já que os exercícios ajudam a prevenir, estimulando a circulação do sangue e evitando o aparecimento de varizes.

Mito: Existem cremes que eliminam as varizes?

Não existem substâncias típicas ou orais que façam uma veia dilatada voltar ao seu tamanho normal. O que existem são os cremes que podem aliviar alguns dos sintomas, porém após alguns minutos os sintomas retornam.

Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?

Toda cirurgia tem riscos, porém no caso das varizes eles são pequenos e os benefícios grandiosos, a anestesia pode ser somente local até no máximo uma anestesia na coluna sempre com anestesista presente independente da complexidade em hospital com estrutura mínima (centro cirúrgico e CTI) com equipe capacitada ( cirurgiões vasculares) e portadora de titulação (Sbacv)

Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?

Ao retirar as veias doentes, a circulação irá melhorar pois o sangue irá fluir através de outras veias saudáveis.

Mito: Depilação causa varizes?

As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis como fumo e não com cera, lâmina ou qualquer tratamento de pele.

Mito: Cruzar as pernas causa varizes?

Não. Evite ficar na mesma posição durante longos períodos com as pernas para baixo ou em pé

Verdade: As varizes são um problema genético?

Sim, se você possui familiares com a doença há mais chances de você vir a sofrer do problema.

Verdade: As meias elásticas ajudam na circulação?

Elas comprimem as varizes evitando que a dilatação das mesmas dificulte a circulação.

Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?

Uma alimentação adequada ajuda na manutenção do peso e por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de varizes.

Verdade: As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que os homens?

Estudos dizem que as mulheres costumam ter, de duas a três vezes mais varizes do que os homens, devido a fatores hormonais.

Verdade: A gravidez provoca varizes?

Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes.

Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício à formação de trombose e varizes?

Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue, que por sua vez podem causar trombose. A dica é se hidratar e movimentar as pernas com pequenas caminhadas.

Verdade: As varizes podem levar à trombose?

Não. Existe um risco indireto já que a inflamação das varizes (flebite) pode levar a pequenos trombos que migram para o sistema profundo da perna e assim desenvolvem a trombose venosa profunda.

Anticoncepcional causa varizes?

Sim. Porque provoca alteração hormonal, que é uma das causas das varizes. Os altos níveis de Estrogênio das pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias.

ATÉ A PRÓXIMA.


Publicidade