O frio e a circulação

Qualidade de Vida - junho de 2016

Pessoas que viajam para lugares frios podem sofrer com as baixas temperaturas. Há lugares em que há associação entre o frio e as altitudes elevadas (como as estações de esqui) ou frio e baixa umidade relativa do ar (as noites no deserto). É sempre importante informar-se sobre qual a variação de temperatura durante o dia, qual a umidade no local e quais as roupas mais recomendadas para o ambiente que vamos visitar. O frio provoca um fenômeno chamado vasoconstrição. No caso da exposição ao frio, a vasoconstrição ocorre para evitar a perda excessiva de calor e manter a temperatura corporal estável. Entretanto, a falta de proteção adequada às baixas temperaturas pode fazer com que o fenômeno seja tão intenso a ponto de impedir a circulação normal do sangue.
Em situações calamitosas, os capilares chegam a congelar e gelo podem formar-se em seu interior.

bruno morison

Sinais e sintomas

Essas lesões costumam acontecer com maior frequência em extremidades: nariz, orelhas e dedos dos pés e das mãos. O primeiro sintoma de proteção inadequada ao ambiente é a sensação de pele fria. Depois, surge formigamento. Se você sentir que uma parte do seu corpo está formigando, é importante aquecê-la rapidamente. Geralmente, nessas situações, a pele ainda está rosada Se depois do formigamento, a região parar de incomodar, não é sinal de que o problema esteja resolvido. Quando a lesão pelo frio progride, a região afetada fica dormente, anestesiada e pálida, esbranquiçada. Esse é um sinal de alerta: procure imediatamente um local para se aquecer e, se possível, procure um serviço de saúde.
Portadores de diabetes, doença vascular periférica e doenças autoimunes (como o fenômeno de Raynaud, Lupus, artrite reumatóide, por exemplo), têm maior incidência de complicações.

Prevenção
se possível, procure um serviço de saúde.
Portadores de diabetes, doença vascular periférica e doenças autoimunes (como o fenômeno de Raynaud, Lupus, artrite reumatóide, por exemplo), têm maior incidência de complicações.

 

varizesv-veiasvarizes

Prevenção

A melhor maneira de evitar as lesões pelo frio é a prevenção. Se você não está acostumado a visitar ambientes muito frios, procure informações com quem está habituado.

* Lembre-se de programar o tempo de exposição ;

* Leve líquidos quentes para tomar no caminho e mantenha-se bem alimentado:;

* Use roupas adequadas;
Doenças e as
temperaturas

Pacientes com doenças vasculares já sabem que o tempo vai mudar pelas sensações que a mesma causa na circulação. Por exemplo, as doenças venosas (varizes) são uma vasodilatação, assim durante o calor o aumento desses vasos se torna maior e os sintomas também, já as doenças arteriais que caracterizam pela obstrução dos vasos que sofrem com a diminuição da temperatura e causa a vasoconstricção já relatada acima. A maior procura pelos tratamentos de varizes no inverno não deve -se ao aumento dos sintomas e sim a facilidade de se proteger do sol que é essencial durante o tratamento.
Assim seja calor ou frio é muito importante que você se prepare antes de sair de casa, mesmo que seja para levar o casaquinho que vovó pediu…..


Publicidade