Polêmica por uma agulha

Matérias - julho de 2016

Muitos pregos  e detalhes ainda faltam, mas a Via Transolímpica foi inaugurada no último sábado pelo Prefeito Eduardo Paes e entregue ao COI.  O público em geral só terá acesso após os Jogos. Mas , mesmo sem poder usar  já está dando o que falar. Os moradores dos três  condomínios, uma igreja ,um shopping (Bandeirantes) e ruas próximas no final da Salvador Allende estão indignados com o fechamento por grades da via que foi transformada em duas pistas. Antes era única e com acesso fácil à praia.

salvador2

 

 

Quem sai da servidão, da comunidade Beira- Rio ou qualquer morador dos condomínios Viva Vier e Barra Sunday, por exemplo,  não conseguem acessar a praia pela Balthazar da Silveira, sentido praia. Esse motorista terá que seguir pelas Américas , sentido Recreio, distante cerca de 1 km e entrar no retorno em frente ao Supermarket.

Ou se vier pela Salvador Allende, e pegar o primeiro retorno disponível, em frente aos condomínios. E  se por um pequeno descuido pegar a pista do canto, já era. Vai passar pelo mesmo problema.

A empresa responsável pela obra instalou grades entre as pistas para evitar que pedestres atravessem ali, já que no meio passam os ônibus articulados do BRT. Mas uma agulha no final, quase no viaduto Orlando Raso se faz necessário.

O senhor Vicente Persiano publicou ontem as 23 H um desabafo:

 

Caros colegas do Recreio,

Como muitos nesse grupo, eu moro na Salvador Allende, mais precisamente na Comendador César Morani, já bem próximo a Av das Américas. Reparei que como eu, várias pessoas vem reclamado bastante por não ter uma agulha de ligação direta na direção da praia, após a finalização das obras, nos obrigando a pegar a Américas.Nesse final de semana tive a oportunidade de conversar com uma pessoa que trabalha bem próximo ao vereador Thiago K Ribeiro e mencionei sobre o problema. Hoje recebi uma ligação dizendo que podemos conseguir alguma coisa. Em realidade, nada de concreto, mas haverá uma movimentação de consulta a CET Rio e demais órgãos de trânsito para entender a situação.Existe algum abaixo assinado ou associação já cuidando desse assunto? Se não tiver, seria muito importante nos mobilizarmos como moradores da Região e prepararmos. Acham uma boa ideia?’, finalizou.

O vereador Carlo Caiado protocolou  ofício à Prefeitura do Rio solicitando mudanças, tendo em vista o número de reclamações recebidas por ele e visíveis nas redes sociais.

13654396_1156474064373470_7599269310483453683_n

 

Estivemos com o Sub Prefeito do Recreio, Barra e Vargens,  Marcio Valente , no dia da inauguração e ele garantiu que solicitará as mudanças:

 

__ Já detectamos essa falha no projeto. E , pelo menos ali , aquela agulha poderá ser feita, mas só após os Jogos Olímpicos. É fácil de fazer e os moradores podem ficar tranquilos “, revelou .

sub

 

Márcio Valente – Sub Prefeito da Barra, Recreio, Vargens e Jacarepaguá

Até o começo dos Jogos Olímpicos do Rio, em 5 de agosto, a Transolímpica ficará fechada pra treinamento dos motoristas do BRT.

Durante a Olimpíada, somente poderá embarcar no BRT do novo corredor quem possuir o cartão Riocard Olímpico. A via, por sua vez, será de uso exclusivo da família olímpica – contingente de atletas, profissionais e turistas relacionados aos jogos.

A Transolímpica só será aberta à população em geral no dia 22 de agosto.
Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica durante os jogos os passageiros contarão com seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as seguintes estações: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Olímpico e Paralímpico (Recreio). Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.

O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à disposição a linha exclusiva “Circular Olímpica” partindo da estação Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do serviço especial do BRT com cartão RioCard Jogos Rio 2016.

Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho) e pelo Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico).

O espectador que for usar os serviços e estiver no trem ou no metrô também poderá se conectar. No metrô, pelas estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho e no trem, nas estações Magalhães Bastos, Vila Militar e Madureira-Manaceia.

 


1 comentário

  • Izabel disse:

    Porque só depois da Olimpíada? Se o problema já foi detectado e é de fácil solução, porque não resolver logo esse problema? Somos nós quem pagamos impostos e temos que ter assegurado nosso direito de ir e vir! Já bastam as nossas árvores tão lindas que foram arrancadas, certamente as que foram plantadas demorarão uns 20 anos para ficarem iguais, nossas calçadas que ficaram arrebentadas e ainda temos que fazer uma volta enorme, sujeitos ao trânsito intenso para ir pra praia, igreja, barra, laboratórios, consultórios e outros locais por pura falta de planejamento! E ainda dizem que precisamos esperar a Olimpíada passar? Demais, não?


Publicidade