Tipos de açúcares

Coluna do Bem - agosto de 2016

Branco refinado

Já falamos dele anteriormente. É o mais nocivo, considerando os aditivos químicos que ele recebe no processo industrial. Deve ser ingerido com moderação, já que o uso desregrado por provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. De acordo com a OMS, fazer com que 10% das calorias diárias venham do açúcar é o mínimo para beneficiar a saúde. No entanto, reduzir essa porcentagem para 5% proporciona efeitos positivos adicionais. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) – ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto com atividade física moderada diariamente.
A recomendação abrange todos os tipos de açúcar vindos de alimentos como mel, sucos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados. Para seguir o novo número, os ocidentais deverão, em média, reduzir a um sexto a ingestão diária de açúcar – que, hoje, é de 150 gramas por dia, em média, de qualquer tipo de açúcar o que vai diferenciar é a qualidade e a caloria ingerida.

Coluna do Bem

Orgânico

Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, o açúcar orgânico não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura.
Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.

Mascavo

De cor escura e com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e o que lhe confere características diferentes do refinado é a diferença no processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.
Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.
Demerara

Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é muito utilizado na receita de doces

De sabor mais ameno que o mascavo, o ingredientes passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar.

Frutose

A frutose também é um tipo de adoçante natural, mas que, porém, é extraído de frutas ou do milho. De sabor muito mais doce, o ingrediente é que carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.
minerais da cana-de-açúcar.

Light

Essa versão é mais indicada para aqueles que estão querendo emagrecer, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais. Hoje em dia, estudos comprovam que não devemos ingerir em doses abusivas. O ideal é até 10% do seu peso em gotas ou gramas / dia.
Frutose
A frutose também é um tipo de adoçante natural, mas que, porém, é extraído de frutas ou do milho. De sabor muito mais doce, o ingrediente é que carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.

 


Publicidade