Aneurisma de Aorta Abdominal

Qualidade de Vida - setembro de 2016

Mesmo que um aneurisma de aorta abdominal possa ser fatal se for rompido, a boa notícia é que um tratamento efetivo pode impedir que isso ocorra. Entendendo os fatores de risco, sintomas e opções de tratamento, você pode estar preparado para tomar ações rapidamente.

Definição
A aorta é o maior vaso do corpo. Ela sai do coração, passa pelo peito e vai até o abdômen, onde se divide para fornecer sangue para as pernas. Um Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é uma dilatação na parte da aorta que corre através do abdômen.
Com o tempo, a aorta pode tornar-se fraca, e a força da pressão arterial normal pode fazer com que ela se rompa. Isso pode levar a dor grave e sangramento interno maciço.
Não se sabe o que exatamente causa um aneurisma. A dilatação pode ser por uma fragilidade na parede da aorta. Alguns médicos acreditam que essa dilatação pode ser devida a artérias obstruídas, mas também pode estar relacionada à hereditariedade, lesões ou outras doenças.
Muitas pessoas com aneurisma de aorta abdominal não têm nenhum sintoma. Frequentemente, os aneurismas crescem lentamente e não são notados.

Quando um aneurisma de aorta abdominal se expande, você ou o seu médico podem perceber uma palpitação no meio da barriga, na parte inferior do seu estômago ou dor na parte baixa das costas. A maioria dos aneurismas abdominais é identificada durante exames médicos de rotina.
Fatores de risco associados a ele:

Pessoas acima de 50 anos de idade
Fumantes ou com histórico de
Artérias obstruídas
Pressão arterial alta
Histórico familiar
Colesterol alto

 

18072

Se o seu médico vê os sinais de um aneurisma de aorta abdominal, poderá programar testes para confirmar o diagnóstico. Geralmente, envolverão a tomada de imagens da tomografia computadorizada (TC) e de ultrassom.
As imagens produzidas por esses métodos ajudam o médico a “ver” dentro de sua aorta e de outros vasos sanguíneos e órgãos do seu corpo para verificar se um aneurisma de aorta está presente.
A meta do tratamento de um aneurisma de aorta abdominal é a de impedir que ele se rompa. Dependendo do tamanho e da condição do seu aneurisma, isso pode ser feito vigiando-o constantemente ou reparando-o.
Nem todos os aneurismas de aorta abdominal necessitam de cirurgia. Se o seu aneurisma for pequeno, o seu médico poderá decidir esperar e observar cuidadosamente para ver se existe qualquer mudança. Isso se baseia no risco de uma cirurgia ser sempre menor que o benefício da mesma, assim sabe se que depois de certo tamanho a chance de romper é maior que o risco do procedimento, justificando a realização do mesmo. Se o médico sentir que existe um risco do aneurisma de aorta romper, ele poderá recomendar um dos dois métodos para o reparo do aneurisma: reparo cirúrgico aberto ou tratamento endovascular.
Com o reparo cirúrgico aberto, o cirurgião faz um grande corte no seu abdômen onde o aneurisma está localizado. A região lesionada pelo aneurisma é então separada cirurgicamente da parte principal da aorta e é substituída por um tubo sintético que é suturado no local. Uma alternativa menos invasiva ao reparo cirúrgico aberto é o reparo endovascular de aneurisma usando-se um dispositivo especial chamado endoprótese. A endoprótese é colocada dentro da região lesionada da aorta para separar o aneurisma do fluxo sanguíneo normal. Ela foi projetada para ser colocada sem se abrir cirurgicamente a aorta.
Espero ter esclarecido sobre essa doença fatal..

Mas lembre se que essas informações não substituem uma consulta médica com um especialista da área de cirurgia vascular.


Publicidade