Degustando a Vida

Quais países produzem o melhor?

Degustando a Vida - setembro de 2016

Os Jogos Olímpicos se foram e agora vivemos o ambiente das Parimpíadas, e isso nos fez pensar quais países participantes produzem e ganham medalhas com uma certa frequência. Apesar de mais e mais regiões no mundo estarem começando a produzir vinho, o mercado ainda é dominado por 10 países que produzem praticamente 80% do vinho mundial. Desses 10, os países do top 3 são responsáveis por quase metade de todo o vinho do planeta – uma quantidade suficiente para encher aproximadamente 5.127 piscinas olímpicas.

10. Portugal -Famoso por sua variedade e pelo vinho do Porto, obra-prima do país. Algumas uvas importantes são as componentes do Porto e Alvarinho.

9. Chile -Sua uva emblemática é a Carménère, mas trabalha com grande diversidade de uvas. com destaque a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay.

8. África do Sul –

Conhecida por seus Chenin Blanc e também por ser o maior produtor de brandy do mundo. Suas uvas importantes: Chenin Blanc e Colombard.

7. Alemanha –

Destaca-se por seus vinhos brancos e aromáticos, exportados principalmente para a Espanha e para a Itália.
Algumas uvas importantes: Riesling e Müller-Thurgau.

6. Austrália – Muito ligada ao mercado de exportação. Recentemente tem expandido esse mercado também para a Ásia. Algumas uvas importantes: Shiraz e Chardonnay.

5. Argentina Subiu muito no ranking nos últimos anos, apresentando crescimento surpreendente. Também é bastante ligada à exportação.
Algumas uvas importantes: Malbec e Chardonnay.

4. EUA

O estado que mais produz é a Califórnia, de onde vem 90% do vinho americano.
Algumas uvas importantes: Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

3. Espanha

Dona da maior área cultivada do mundo.
Algumas uvas importantes: Tempranillo e Airén.

2. Itália

Apesar de a produção ter caído 7% desde 2007, o país permanece com a medalha de prata.
Algumas uvas importantes: Sangiovese e Trebbiano.

1. França

Também está reduzindo sua produção (desde 2007, a queda foi de 11%), mas continua sendo a líder, principalmente por causa dos espumantes, champanhes e seu inconfundível Bordeaux.

No Empório Santa Therezinha, na Avenida das Américas 13 280, telefone:2498-8799 e na Mondovinoweb da Rua Nelson Tarquino sempre haverá boas escolhas e bons rótulos , além de preços justos.

www.statherezinha.com.br
Tim tim!


Publicidade