Degustando a Vida

Conhece o BARCA VELHA?

Degustando a Vida - outubro de 2016

Olá , tudo bem? De tanto ouvir as chamadas do Repórter Record que decidi abrir esse mês A la Paulo Henrique Amorim, tá? Você teria coragem de pagar cerca de 400 euros numa garrafa de vinho? Por aqui pode chegar a uns R$ 3 mil reais, sabia? Basta digitar no google o termo BARCA VELHA que você vai ver. E mais , no MERCADO LIVRE tem vários para venda, só não garanto a procedência. Pois é.
Bom, esse é o valor de um lendário Barca Velha, conhecem? Quem produz é a Casa Ferreirinha que quando tem uma safra especialíssima, eles mudam o nome e lançam o BARCA VELHA. Essa foi a 18ª edição . Ele não é produzido todos os anos , muito pelo contrário, tem intervalos de décadas. O primeiro foi em 1952. Como funciona?
Gera muita expectativa entre os produtores. Esse é da colheita de 2008. O enólogo Fernando Nicolau de Almeida foi o primeiro a produzir e desde então apenas três seguem seu caminho. E agora desde 2007 é Luiz Souto Maior quem produz para a casa Ferreirinha, que normalmente lança os vinhos como FERREIRINHA RESERVA ESPECIAL. Quando eles percebem que após 20 meses em barrica o vinho dá si nais de que poderá ser um BARCA VELHA ele é envasado e observado por 4 , 5 anos . Não ganhando as características é rotulado como RESERVA ESPECIAL, que também uma maravilha de vinho. Esse de 2008 já se mostrava com a personalidade de um BARCA VELHA.

degustando
O enólogo tascou: _”Esse de 2008 é misterioso ao contrário da safra de 2004 que era mais aberto”, comemorou. Já o comentarista da CBN Jorge Luki foi além em seu comentário no programa do Sardenberg:
” Esse BARCA VELHA não se mostra, não é aberto, mas com muito caráter. Ele não é óbvio, Um clássico’, frisa.
O vinho foi lançado mês passado com toda pompa e circunstância, em Cintra, Portugal. Para se ter uma ideia da importância são sempre lançados com intervalos entre 8 e 10 anos depois da safra. Foram lançadas cerca de 18.000 garrafas. A Sogrape Vinhos S.A. é uma empresa portuguesa, com sede em Avintes, Vila Nova de Gaia, que se dedica ao cultivo, produção e exportação de vinho. Foi fundada em 1942 por Fernando van Zeller Guedes, criador do mais internacional dos vinhos de mesa portugueses, o Mateus Rosé. A Sogrape é proprietária ainda da marca Sandeman (vinho do Porto, xerez e brandy). A empresa é líder nas exportações de vinho português.
Barca Velha 2008 tem uma cor rubi de boa profundidade e um aroma intenso de excelente complexidade, com saliência para os frutos vermelhos vivos e especiarias como pimenta e cravinho. Revela também aroma balsâmico e a cedro, bem como resina e caixa de tabaco. Sentem-se notas de espargos e alcachofras, e algum sous-bois. A madeira de excelente qualidade apresenta-se em boa harmonia com o conjunto de aromas. Na boca mostra um excelente volume, acidez viva e taninos intensos, revelando notas de frutos vermelhos, pimenta, cravinho e gengibre. O seu final é extraordinariamente longo, elegante e harmonioso.
No Empório Santa Therezinha, na Avenida das Américas 13 280, telefone:2498-8799 e na Mondovinoweb da Rua Nelson Tarquino sempre haverá boas escolhas e bons rótulos , além de preços justos.
Tim tim!


Publicidade