Prevenir bem que mal tem

Qualidade de Vida - outubro de 2016

Mexa-se, fuja do calor, evite as gorduras saturadas, o sal e o álcool, ingira mais antioxidantes e como é óbvio, apague o cigarro, neste mês falaremos sobre o calor e a circulação .
Varizes, flebites, pernas inchadas, cansaço, dores, sensação de peso são alguns dos efeitos da má circulação de retorno. Estas desordens podem originar complicações de maior gravidade e reduzir a qualidade de vida. Quando as deficiências circulatórias afetam as artérias as consequências podem ser ainda piores.
Nestes casos, a redução do fluxo sanguíneo é devida aos depósitos de gorduras e outras substâncias que aderem às paredes dos vasos produzindo entupimentos. Mais incômodos no verão, os problemas de circulação são esquecidos durante o Inverno.
Vista roupa fresca
As peças de roupa que comprimem os músculos das pernas apertam a cintura ou mesmo os sapatos apertados, funcionam como torniquetes, dificultando a circulação.

Coma mais fibras
Favorecem o trânsito intestinal, o que evita o aumento de pressão abdominal, a debilitação das paredes das veias e da parede do cólon, reduzindo o risco de sofrer de prisão de ventre, varizes e hemorróidas e a acumulação de toxinas no sangue. As frutas, as leguminosas, as verduras e hortaliças, os cereais e alimentos integrais são grandes aliados dos intestinos.
Ponha um cadeado no saleiro
O excesso de sódio não é só contra-indicado em pessoas com hipertensão arterial. Também favorece a retenção de líquidos, obrigando o coração, o fígado e os rins a trabalharem acima das suas possibilidades. Evite as conservas, sopas de pacote, molhos, bolachas, enchidos, queijos curados, carnes e peixes salgados ou defumados e pré-cozinhados. As ervas aromáticas são excelentes substitutas do sal.

varizesv-veiasbruno morison
Pernas para cima
Levantar um pouco as perna enquanto se está sentado ou mantê-las elevadas quando se está deitado favorece o retorno venoso. Para melhorar a circulação erga as pernas alguns minutos por dia e durma com as pernas mais altas do que a cabeça, subindo ligeiramente a parte da cama onde repousa os pés, com um calço no pé da cama .
Faça exercício  diariamente
Fazer exercício é um dos fatores mais benéficos para a circulação uma vez que os músculos, ao serem contraídos, atuam como corações periféricos, que comprimem as veias e empurram o sangue em direção à parte superior do corpo. Além disso a atividade física aumenta o fluxo arterial. Esses ajudam a favorecer o sistema cardiovascular, a controlar o peso, a diminuir a pressão sanguínea e a reduzir o colesterol.
Opte pelas gorduras poli-insaturadas.
Ao contrário das saturadas, presentes nos laticínios e nas carnes vermelhas, estes lípidos podem reduzir a viscosidade do sangue, favorecendo a fluidez da corrente sanguínea. São gorduras importantes para regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação.

Para além disso aumentam o colesterol LDL e fazem com que o mau não se acumule nas artérias.

Mantenha uma boa hidratação
Os especialistas recomendam beber entre dois a três litros de água por dia para facilitar a eliminação de toxinas e melhorar a circulação.
Cuidado com o calor
O calor excessivo é um inimigo da circulação, já que fomenta a vasodilatação dos capilares, o que, por sua vez, pode originar inchaço, sensação de peso, cansaço e dor nas extremidades. Por isso, é recomendável evitar os ambientes com temperaturas elevadas e apanhar sol nos dias mais quentes. Também não é conveniente exceder-se com as saunas. Prefira uma ducha de água morna e finalize-o com um jato de água fria, especialmente benéfico para a circulação das pernas.

Desfrute de uma massagem

Ao ativar a circulação, a massagem melhora a irrigação dos tecidos. Os vasos da pele, especialmente as veias superficiais, armazenam uma grande quantidade de sangue e, ao serem massageados , o seu esvaziamento é facilitado. Experimente massagear os pés e as pernas de baixo para cima, do tornozelo a coxa .
Use meias elásticas
O uso diário de meias elásticas de compressão facilita e melhora a circulação de retorno, uma vez que ajuda o sangue a subir até ao coração. Coloque-as logo de manhã, pois com o passar do dia, a possibilidade de ocorrer edema (acumulação anormal de líquido nos tecidos) dificulta a sua colocação.
Evite-
A alimentação desequilibrada.
-O excesso de peso, principalmente a gordura abdominal, aumenta a pressão sobre as virilhas e dificulta o retorno de sangue venoso ao coração.
– As gorduras saturadas, porque aumentam a presença de colesterol e triglicéridos no sangue.
-O tabaco, porque a nicotina e os produtos da combustão do cigarro danificam a parede das artérias e favorecem o aparecimento das doenças
– O excesso de bebidas alcoólicas e com cafeína, porque ambas tendem a elevar a pressão do sangue arterial.
Doença venosa
Consequência de uma disfunção do sistema venoso dos membros inferiores, a doença venosa crônica afeta o retorno do sangue para o coração, dilatando-as provoca o aparecimento de varizes.

Manifesta-se pela sensação de peso e dor nos membros inferiores, normalmente associadas a edema no tornozelo e prurido. Com a evolução da doença, surgem vários tipos de varizes, hiperpigmentação e úlcera de perna.

Curtam o verão com saúde e terão muitos para aproveitar !!!!

 


Publicidade