Alimentos Termogênicos

Coluna do Bem - janeiro de 2017

Vem chegando o verão….Por incrível que pareça comer queima caloria! Por isso que nós nutricionistas orientamos comer de 3 em 3 horas. Se pudermos combinar a ingestão com a qualidade dos alimentos certamente o nosso organismo vai agradecer.
Os alimentos funcionais desempenham várias ações no nosso corpinho e os termogênicos também fazem parte dessa categoria. A função principal dos termogênicos é de aumentar o metabolismo, atenção eles não emagrecem! Eles fazem o nosso organismo ficar mais acelerado e com isso queimamos mais calorias.
Para quem quer perder peso, basta saber que é uma matemática exata: você precisa gastar mais do que consome. Isso pode ser feito reduzindo a ingestão de alimentos ou aumentando o gasto calórico.
Exemplo: Se você consome uma salada de 100 calorias e gasta somente 99, você acumula 1 caloria. Se você come uma feijoada de 600 calorias, mas tem um gasto energético de 601, você não acumula nada e ainda perde.
Benefícios dos termogênicos
A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como:
Redução do apetite; favorecimento do metabolismo;
mais energia para os treinos melhorando assim o desempenho; definição da
massa muscular; melhorar a circulação sanguínea; prevenir câncer de cólon e de ovário; auxiliar no tratamento de gripes; estimular a digestão e eliminar os gases.
Eliminar os gases.

 

tomato

Lista de alimentos termogênicos
Canela: adicionar canela em frutas, no leite ou consumir na forma de chá;
Gengibre: adicionar raspas de gengibre na salada, em sucos ou tomar o seu chá;
Pimenta vermelha: temperar carnes, sopas e cozidos;
Café: consumir de 2 a 3 xícaras de 100 ml por dia;
Chá verde: consumir 3 xícaras 150ml por dia;
Chá de hibisco: consumir 3 xícaras 150ml por dia;
Vinagre de maçã: utilizar para temperar carnes e saladas;
Água gelada: beber pelo menos 1,5 L de água por dia. O organismo tende a trabalhar para igualar a temperatura da água com a temperatura corporal. É claro que esse raciocínio não seve para refrigerante normal, cerveja, sorvete ou qualquer outra preparação servida gelada, pois todas têm calorias.


Publicidade