UPTOWN APRESENTA SEU MERCADO PRODUTOR

Matérias - janeiro de 2017

Os amantes das frutas e verduras fresquinhas, de um peixe de boa procedência, de uma Paella tradicional direto do LA PLANCHA, de uma cerveja artesanal já podem comemorar. Abriu no UPTOWN o Mercado Produtor – um Cadeg em plena Barra da Tijuca, com dois andares e cerca de 6,5 mil metros quadrados – com cerca de 56 espaços cercadinhos de 8 x 5 metros aproximadamente onde o consumidor poderá degustar produtos específicos direto dos produtores, enquanto isso você degusta um sanduíche de porco, do Espírito de Porco (R$ 25), ou compra um pote de farofa caseira da ‘farofeira’ Cecília de diversos sabores e uma cerveja artesanal do ex-professor de Química Antônio Carlos, a sua DOCENTE, uma APA (American Pale Ale) de qualidade. Aliás, por ter sido professor por 40 anos, Antônio brincou com os seus tipos de cerveja: a sua APA homenageando a química, QUIAPA; a disciplina matemática, passou a ser MATpielsen; Geo Summer, e a de trigo, e BIOWeiss (www.cervejadocente.com.br). As cervejas de 300 ml custam R$ 12 e as de 500 ml, R$ 15.

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Percorremos o imenso galpão e verificamos o Cantinho da Amazônia, um produtor de queijo, um espaço exclusivo para hambúrgueres e cerveja artesanal RIBA e o simpático ‘Ceviche da Fabi’, que começou a vender seu prato peruano na época das Olimpíadas na praia da Macumba e não parou mais. Alguns estandes ainda estão disponíveis para locação logo na entrada, em torno de 12, e as informações e dúvidas podem ser tiradas lá. O espaço foi inspirado no Mercado da Ribeira, em Portugal, com um certo toque de Mercado Municipal de São Paulo. Traz também influências dos grandes mercados mundiais como o Borough Market, de Londres, e o Eataly, de Nova York; e também dos nacionais, como o Ver-o-Peso, do Pará, e o próprio Cadeg, do Rio, que fica no bairro de Benfica.
O carioca se identifica tanto com esse modelo, que o empresário Alexandre Accioly pretende abrir algo parecido na zona portuária, o Mercado do Moinho. No dia em que estivemos lá, antes do Natal já estava para inaugurar uma peixaria e o restaurante La Plancha, do Chef Junior Gonzales, filho do espanhol André que começou há 21 anos na Ayrton Senna. Junior contou a simpática história da peixaria da Dona Rosa como tudo começou.

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Assim como é feito nas butiques de carnes onde você compra a carne e assa na hora, o mesmo era feito pelo seu André com sua Paella e peixes que fazia na hora para seus clientes. Junior fez uma ‘panela de Itu’ para os clientes nesse dia com lagosta, lagostim, frutos do mar, polvo, açafrão e o cheiro era de salivar. No La Plancha custará R$ 187 para 4 pessoas e Parrilada de frutos do mar a R$ 392 para 5 pessoas. A família vai abrir ali também o Armazém Nordestino.
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Uptown Barra Av. Ayrton Senna, 5500 –
laplancha.com.br
www.uptown.com.br

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