Vacina contra HPV agora para meninos

Matérias - janeiro de 2017

Os dados são alarmantes , mas as próximas gerações já podem ver uma luz bem forte no fim do túnel.  A OMS divulgou recente pesquisa  e publicada em O GLOBO  divulgadas pelas repórteres Mariana Alvim e Paula Ferreira diz que metade  dos homens do planeta está infectada pelo vírus do papiloma humano(HPV) Diante disso, o Brasil entro na lista dos sete  países que serão contemplados com mais uma novidade no setor: a VACINA  para homens contra o HPV , ,mais uma doença sexualmente transmissível (DST). Assim, meninos passam juntamente com as meninas a receberem a vacina  em campanha nacional , para a faixa de 12 e 13 anos . estima-se que  até 2020 essa faixa se estenda para entre 9 e 13 anos, um avanço e tanto.

A intenção é diminuir  a presença  do microrganismo que infecta por ano cerca de 680 mil brasileiros  sexualmente ativos.
Uma boa notícia é que já está à disposição essas vacinas nos postos de saúde por todo Brasil., segundo o Ministério da Saúde.
A Sociedade Americana de Câncer , referência na área,  estipula uma meta de imunizar  3, 6 milhões  de meninos já esse ano.,  Para as meninas na faixa de 9 a 13 já teve êxito em 46 % do alvo , portanto, longe do ideal e o próprio Ministério da Saúde alerta que as meninas de 14 já podem ser vacinadas e estão à disposição para imunização.
Para a Dra Ana Carolina Nobre , Oncologista e membro da  associado à American Society of Clinical Oncoly, a inclusão dos meninos na vacinação é um avanço no cobate ao câncer causado pelo vírus:
“A vacinação tem extrema importância, ela protege contra os tipos de câncer que atingem homens e estão relacionados ao HPV, como o de pênis, boca e ânus. Em torno de 90% das neoplasias do canal anal esta relacionada com o HPV.”, explica a Oncologista.
unnamed
Um dos objetivos principais é evitar cânceres no colo do útero , na vulva, vagina , ânus , pênis  e na garganta , além de verrugas genitais e outras infecções causadas pelo HPV  que é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas  por meio de relação sexual . Também pode ser transmitido ´pela mãe  para o filho no momento do parto . A OMS estima que 290 milhões  de mulheres no mundo são portadoras  do vírus sendo 32 % infetadas  pelo 16 e 18.
download-214733225_214773032287866_6399871776393789440_n
Últimos testes realizados nos Estados Unidos garante a eficácia da vacina  . Em análises feitas antes  e depois da aplicação num período de 6 anos  o HPV caiu em 64 % nas mulheres  de 14 a 19 anos  e 34 % na faixa de 20 a 24 anos . No Brasil, segundo o Ministério da Saúde a eficácia da vacina  é de 98 %.

Publicidade