Amanhã acaba horário de verão

Matérias - fevereiro de 2017

Uns aprovam, outros reclamam porque acordam com estrelas no céu para trabalhar. Moradores da região que gostam de praticar exercícios na orla no fim de tarde gostam da ideia do Horário de Verão e até insistem na ideia de se estender até o fim da estação.

De fato, é que a partir da meia noite de amanhã , os ponteiros deverão ser atrasados em uma hora. Termina neste domingo (19) o horário brasileiro de verão brasileiro. Os moradores dos dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal deverão atrasar os relógios em 1 hora.

 

horario-de-verao

Iniciado em 10 de outubro de 2016, o horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. Seu objetivo principal é a redução no consumo de energia no horário de pico (das 18 H às 21 H), além de conscientizar a população em relação ao melhor aproveitamento da luz natural.

O período de vigência do horário de verão está determinado no decreto nº 6.558 de 2008, com início sempre no terceiro domingo do mês de outubro e encerrando no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de Carnaval – nesta ocasião, o horário de verão se encerra no domingo seguinte.

DCIM100GOPROG0062920.

A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

 

A estudante Milena Mioghez dos Santos , de 12 anos, comemora:

 

__ Eu saio de casa ainda de noite para ir pra escola e não gosto de acordadr de madruga’, reclama a jovem estudante com olhar de aprovação da mãe Maria Eduarda que também é obrigada a acordar mais cedo.

 

__ É desumano esse horário, mas sempre teve , fazer o quê?”, desabafa a mãe.

 

 


Publicidade