Porquê a Leia se foi?

Matérias - Qualidade de Vida - fevereiro de 2017

Caso Princesa Léa – Infarto Agudo do Miocárdio como causa?
Olá sou Dr. Bruno Moura, médico cardiologista e clínico geral aqui na Accura. Pedi emprestabrunositedo ao Dr. Bruno Morison esse espaço aqui para falarmos de uma tragédia envolvendo o cinema americano, a perda da atriz Carrie Fisher, a princesa Leia da saga Star Wars
A atriz evoluiu com uma parada cardíaca no dia 23 de dezembro durante um voo que ia de Londres à Los Angeles. Testemunhas relataram que ela foi reanimada através de manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Assim que o avião pousou em seu destino, ela foi socorrida e encaminhada para o hospital mais próximo, onde estava sendo tratada, mas acabou falecendo. As causas do óbito ainda não foram confirmadas pelas autoridades até o momento em que escrevo. Sabemos que a cabine de qualquer aeronave comercial é pressurizada. A pressão do ar dentro de um avião em voo não é igual a pressão atmosférica ao nível do mar. Quando os aviões atingem sua altura de voo máxima, por volta de 13.000 metros ou 40.000 pés, a pressão atmosférica da cabine é equivalente a de 2500 metros de altura. Isto faz que o oxigênio disponível no ar seja menor.
Pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas apresentam níveis de oxigênio no sangue inferiores às sadias. Em condições de voo esses níveis podem se tornar menores que 90%(saturação de oxigênio), o que compromete a oxigenação tecidual e da musculatura cardíaca, por exemplo. Para compensar a baixa oxigenação há o estimulo fisiológico para o aumento da frequência cardíaca e aumento da frequência respiratória.
O aumento da frequência cardíaca fará com que o trabalho do órgão aumente e o tempo de nutrição diminua, já que os vasos que nutrem a musculatura cardíaca recebem sangue oxigenado durante a fase de relaxamento ( diástole). Em um paciente com obstrução grave coronariana, esse cenário torna-se sombrio, pois temos menos oxigênio na hemoglobina, mais trabalho cardíaco e fluxo de sangue pequeno, pela obstrução.
Isso gera sofrimento da musculatura que está recebendo menos oxigênio (isquemia). Nesse momento pode haver a angina pectoris ( dor no peito). Se esse tecido for continuamente mal nutrido, a isquemia evoluirá para necrose e morte tecidual (Infarto).

 

Carrie_Fisher_como_Princesa_Leia

Algumas complicações do infarto agudo do miocárdico são: Arritmias malignas, choque cardiogênico, ruptura de cordoalha, dentre outras que poderiam evoluir com o desfecho apresentado pela lendária atriz Carrie Fischer.
No entanto, precisamos lembrar que a causa do óbito ainda não foi esclarecida.


Publicidade