Microagulhamento

Qualidade de Vida - março de 2017

O Microagulhamento é procedimento estético que melhora a aparência envelhecida por meio da redução de rugas e das cicatrizes de acne, combate à flacidez facial e clareamento do melasma.

O-MICROAGULHAMENTO-COM-DERMAROLLER-PODE-FAZER-ALGO-A-MAIS
Esta técnica consiste em produzir furos minúsculos na pele com o objetivo de estimular os fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno, para restaurar a pele que foi danificada. As principais indicações do Microagulhamento são fotoenvelhecimento (resurfacing), cicatrizes de acne e melasma. A técnica pode ser indicada também no tratamento de estrias, melhora da textura da pele (poros dilatados) e para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele (drug delivery).
Os princípios básicos de ação do Microagulhamento são o estímulo da regeneração celular por meio do processo de cicatrização, a proliferação de células-tronco e estímulo de colágeno.
O microagulhamento é um sistema de rolo de agulhas que geram centenas de microlesões na pele. Esta ação desencadeia mediadores químicos que estimulam os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina para restaurar a pele danificada. Com este aumento na produção dessas substâncias, toda a pele é reestruturada e beneficiada com a reorganização das fibras internas, o que leva à diminuição das rugas, das cicatrizes de acne, resultando em uma pele mais firme e com mais viço.
A forma de ação principal do microagulhamento é mecânica, enquanto que o laser, também usado para o rejuvenescimento, tem ação térmica. Essa nova tecnologia oferece maior segurança aos pacientes com fototipo alto, ou seja, peles morenas e negras, que precisam de tratamento que estimulem o colágeno, visando a redução de cicatrizes de acne e estrias. Pode ser feito com certa segurança em qualquer estação do ano.
O procedimento com a microagulhamento deve ser realizado sob anestesia local. As agulhas, que possuem de 0,1 A 2mm de comprimento. O Microagulhamento cria orifícios minúsculos na pele que se fecham em minutos, sem deixar marcas na epiderme. O sangramento cessa após alguns minutos e o eritema desaparece após algumas horas. Portanto, a pessoa não precisa afastar-se de suas atividades diárias.
O procedimento leva cerca de 60 minutos. Os resultados são gradativos e podem ser feitas várias sessões dependendo dos objetivos a serem alcançados.

 

drakarina11

Como todo procedimento estético disponível no mercado, o microagulhamento também possui restrições sobre quem pode realizar o método. O tratamento não deve ser feito em áreas do corpo com infecções e em pacientes com tendência à formação de queloide. Por isso, o procedimento deve ser feito no consultório dermatológico, para que o dermatologista possa avaliar as condições clínicas do paciente, para saber se é possível aplicar esta técnica atender as necessidades desta pessoa.

Karina Correa
Dermatologista/
-Accura
karinaosiqueira@gmail.com


Publicidade