Transformar, informando

Coluna do Bem - março de 2017

Esse é o objetivo principal de quem trabalha dentro de escolas com a Educação Nutricional: Transformar, informando. É uma tarefa árdua, um trabalho de persistência e paciência. Quando conseguimos implantar hábitos saudáveis desde a mais tenra idade, tudo parece ser mais fácil. É claro que a parceria com a família é de suma importância, mas precisamos caminhar juntos. De nada adianta um cardápio balanceado de segunda a sexta e no final de semana os pais oferecerem comida com cara de fast food.
Para ser um trabalho completo e integrado, a cantina escolar também tem que estar harmonizada com a proposta dos alunos que ficam no horário integral na escola. Para isso no CEL, retiramos alguns produtos como: refrigerantes, salgados fritos, biscoitos recheados, balas, etc e substituímos por sucos, açaí, salgados assados, hambúrguer de soja e pizza, todos com farinha integral. Os cookies também se adequaram ao novo perfil da cantina saudável, agora é feito com açúcar mascavo, menos gordura e também leva farinha integral. Temos outras guloseimas como pipoca, sucrilhos (flocos de milho) e barrinhas de cereais que fazem parte desse novo time.
No início tivemos bastante resistência, mas com o tempo e com a falta de opção para os junks, os alunos foram ficando mais receptivos a essa nova proposta. Recentemente foi feita uma pesquisa dos produtos mais consumidos nas cantinas escolares, na sua grande maioria eles são muito calóricos e com baixo valor nutricional.
A equipe do BOM DIA BRASIL, da TV GLOBO, esteve no CEL para fazer uma matéria com base nessa pesquisa sobre o trabalho realizado. Acompanharam o recreio das crianças e presenciaram os produtos

 

16603061_1425106457534648_8164765552099236630_n

comercializados na cantina. Entrevistaram alunos do horário integral que comem super bem e que falaram dos hábitos adquiridos na escola, que junto com a família também tem em casa.
A nossa proposta vai contra os dados da pesquisa, ainda bem que estamos no caminho certo, bem longe da obesidade infantil! Resumindo, quando se aprende a comer bem desde cedo é muito mais fácil ter uma qualidade de vida na fase adulta. Esse é o nosso objetivo, nosso compromisso e nossa responsabilidade.
No site do jornal tem o link que levará ao portal da globo ou basta copiar e colar esse endereço aqui. Tenho certeza que vão concordar com tudo o que foi dito e que podemos fazer isso nas nossas casas, nas nossas escolas. Sempre digo que a gente é o que a gente come e esse preço a gente paga caro na terceira idade . Filhos sadios, adultos saudáveis, gera vida saudável, menos doenças, menos complicações e mais sorrisos. https://globoplay.globo.com/v/5651317/


Publicidade