Degustando a Vida

Combina com quê?

Degustando a Vida - abril de 2017

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o “Seder”, um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. os, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. Mas e o vinho, combina com chocolate?
Se sozinho o doce já é bom, especialistas aconselham um acompanhamento para deixá-lo ainda melhor: o vinho. A combinação requer alguns cuidados, mas desde que feita corretamente, o sucesso é garantido. O ideal é optar por chocolates menos doces, com pelo menos 60% de cacau, mas qualquer tipo pode virar uma boa dupla com a bebida. Quando um ou outrotem muito açúcar no vinho ou no alimento vai ficando mais difícil harmonizar. Por exemplo, se você escolher um chocolate ao leite com vinho seco, a bebida vai ficar muito amarga depois da sobremesa. Tudo depende do gosto, mas algumas combinações facilitam, segundo Lucas Sartori sommelier.
A combinção é facilitada pelo simples fato de os dois serem ricos em polifenóis, que ajudam a dilatar as veias e aumentam a oxigenação do cérebro.
Os apaixonados por chocolate ao leite devem escolher um vinho doce para acompanhá-lo, como o vinho do Porto

Assim, nenhum sabor se sobressai e anula o outro. Já os chocolates com 50% de cacau são de fácil combinação e podem ser acompanhados com diversos tipos de tintos, sejam eles jovens ou encorpados. Boas dicas são o Cabernet Sauvignon, Shiraz e Merlot. Para os chocolates com mais de 70% de cacau, uma dica é optar por rótulos tintos secos sem passagem por madeira, como os Merlots jovens. Acima deste percentual, vale escolher a bebida com leve passagem por madeira, como Cabernet e Merlot.
Chocolate branco pode ser combinado com vinho branco ou tinto. Uma dica é escolher rótulos com fermentação malolática, que dá um toque amanteigado à bebida e ajuda a harmonizar com o doce. “Chocolates com recheio de frutas cítricas, por exemplo, podem ser harmonizados com espumante moscatel.
Mas e a estrela da mesa, o peixe? Sabia que peixes também harmonizam muito bem com vinhos tintos? Segundo a análise de Vitor Fernandes, professor do curso de sommeliers do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de São Paulo, criar uma saborosa combinação de gostos, deve-se considerar o tipo de refeição, pois quanto mais leve o prato, mais suave deve ser o vinho. Para Vítor, o processo de preparo da carne vermelha e do peixe, seja assado, frito, cozido ou grelhado exerce influência na escolha. “Por causa do gosto mineral do peixe, vinhos que tenham muito tanino, um polifenol presente na uva, não são recomendados. Essas substâncias não casam bem e atrapalham a degustação”, completa.

Dicas:

Bacalhau: deve-se optar pelos tipos branco maduro e Chardonnay Novo Mundo.
Salmão: boas sugestões são rosés e pinot noir jovem da Borgonha.
Atum: prefira merlot jovem nacional, rosés e espumante rosés brut nacional.
Sardinha: brancos ácidos, vinhos verdes, pinot grigio da Itália e rosés de vinho verde são os mais indicados.
Cavalinha: riesling da Alemanha, vinho verde e espumante do Loire Blanc, são opções.
Linguado: opte por sauvignon blanc (da França, Chile e Nova Zelândia) ou prosecco.
Truta: prefira branco seco (chablis ou riesling da Alsace) e espumante cava brut.
Cação: os melhores tipos para acompanhar são rosés da Provence, viognier (da França ou Espanha) e espumante brut.

 

bacalhausantared

Curtiram ? Espero que sim. Boa Páscoa e bons feriados esse mês em harmonia e família e tim tim!
No Empório Santa Therezinha, na Avenida das Américas 13.280, telefone:2498-8799 e agora a Adega de Vinhos , vindo da Cadeg no espaço le Gusta atrás do Prezunic, (primeira á direita). Sempre haverá boas escolhas e bons rótulos, além de preços justos.
Tim tim!


Publicidade