Mãe, se cuida!

Qualidade de Vida - abril de 2017

bruno morison

Mês das ‘Mães’ de todas as mulheres, vamos falar sobre prevenção de doenças Cardiocirculatòrias na Mulher.
A prática de exercícios afasta os sintomas da TPM, melhoras os níveis do lipidograma, insulina e glicemia reduzindo a inflamação sistêmica e seus males.
Para muitas mulheres, a prática regular de atividade física está ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma mas hoje já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam em todos os aspectos do organismo desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres. Ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejados e estruturados, a mulher observa a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
Na vida da mulher moderna essa prática é essencial uma vez que a demanda da vida diária torna imperativo que se alcance e se mantenha um nível satisfatório de potência aeróbica, força e flexibilidade. Exercícios aeróbicos, por exemplo, podem oferecer efeitos significativos na saúde feminina, pois se trata de um exercício físico extremamente importante, quando praticado pelo menos três vezes por semana sob supervisão de profissional de educação física. Vai falar isso pra sua mãe!
Os benefícios dos exercícios envolvem a melhora cardiovascular, não só por aprimorar o condicionamento físico, mas também por manter um bom controle da glicemia e diminuir o colesterol ruim. Há melhora da massa óssea com contribuições para a prevenção da osteoporose, mais facilidade para emagrecer e diminuição nas chances de ocorrência de pressão alta. Além isso, a produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico proporciona sensação de bem estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor, e maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.

varizesvarizesv-veias

 

A simples caminhada tem efeitos surpreendentes inclusive a pouco saiu um Estado Americano que a simples caminhada tem efeitos na circulação cerebral evitando derrames e outras doenças.

Por ùltimo mas nāo menos importante temos o sono que é quando recupera se do dia e dos exercícios !!!!

Deixo aqui dicas de exercícios mas que devem ser acompanhados POR Profissional habilitado para adequar a cada pessoa.

Para melhorar a circulação, basta dedicar 30 minutos por dia a atividades físicas. Caminhar 20 minutos por dia a passos rápidos favorecerá o fluxo sanguíneo e fortalecerá os vasos sanguíneos.

Os problemas de circulação sanguínea costumam afetar com regularidade as pernas, causando diferentes sintomas como varizes, dor, inflamação e outra série de dificuldades que diminuem a qualidade de vida.

Frequentemente eles acontecem pela incapacidade das veias para fazer o retorno do sangue ao coração, devido ao fato de que a parte inferior tem que se esforçar mais ao ter que lutar contra a gravidade.
A chance de desenvolver patologias devido a este problema aumenta com a idade; tanto é assim que mais da metade da população apresenta tais patologias a partir de seus 50 anos.

Por sorte, existe uma série de rotinas especiais que diminuem este risco em todas as etapas da vida. A seguir queremos compartilhar os 6 exercícios que você pode fazer sem sair de casa.

1. Simulação de bicicleta
Uma das melhores atividades para promover a boa circulação do sangue nas pernas é a simulação da bicicleta, deitado no chão.
Este movimento implica elevar e mover as pernas ao mesmo tempo, o que favorece o retorno do sangue ao coração
2. Levantar e flexionar
Os exercícios de elevação das pernas ajudam a fortalecê-las enquanto que estimulam o fluxo sanguíneo para tratar transtornos como as varizes.
3. Separação das pernas
Este simples movimento facilita o retorno do sangue desde as pernas até o resto do corpo e evita a formação de varizes.
Consiste em separar e juntar as penas em repetidas ocasiões, mantendo um equilíbrio para que não caiam no chão.
4. Giros com as pernas
Os giros com as pernas são um movimento relaxante que ajuda a impulsionar a circulação depois de um dia intenso de atividades.
A princípio pode parecer um pouco pesado devido ao número de repetições, mas é possível fazer de forma gradual até conseguir chegar à quantidade recomendada.

5. Flexões dos pés
As flexões, em todas as suas formas, sempre serão um grande exercício para melhorar a circulação e fortalecer os músculos.
Neste caso, trata-se de um tipo de flexão muito simples, onde o movimento se realiza apenas com os pés.

6. Caminhar
Um dos exercícios que não podemos deixar de mencionar é uma simples caminhada. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos.

Todos estes exercícios são uma grande terapia contra problemas de circulação, sempre e quando forem adotados como parte da rotina diária. Fazê-los de forma regular também contribui para tonificar para exibir pernas mais esbeltas e charmosas.

Porém, para que os efeitos sejam ótimos, é essencial apoiar sua prática com o consumo de alimentos saudáveis que contribuem para estimular a circulação.

Também deve-se evitar permanece em pé Durante longos períodos e o consumo excessivo de sal. Considerando todas estas medidas, você poderá manter suas pernas saudáveis e livres das temidas varizes.

 


Publicidade