Sabe fazer hambúrguer? E de cogumelos?

Matérias - maio de 2017

Domingo é dia do hambúrguer, você sabia?  E hoje o que mais está na moda é o tal do gourmet. Até o McDonalds entrou na onda. Os mixes e blends passam  pela costela, fraldinha  e outras carnes, mas já provou de cogumelos? A Sensei Gourmet vai realizar mais duas aulas-show no Mercado de Produtores Uptown Barra nesse fim de semana. O palco do espaço recebe, no sábado e no domingo, às 14h, a nutricionista e chef vegana Cíntia Lombardo, que vai mostrar como se prepara um genuíno hambúrguer de mix de cogumelos.

 

Além do shitake e do paris, Cíntia vai usar na receita especiarias que atuam no organismo para equilibrar as funções, auxiliar na absorção de nutrientes e contribuir com a saúde. Após a demonstração, os visitantes podem adquirir os cogumelos e especiarias necessários para elaborar a receita no estande 34 do Mercado, da Sensei Gourmet.

 

547347b3d76be2.90681012

Moradora da Freguesia, Zona Oeste do Rio, e frequentadora de feiras e eventos do circuito gastronômico da cidade, Cíntia aprovou a ação da Sensei Gourmet no Mercado de Produtores. “É maravilhoso podermos contar com um espaço como este, onde encontramos ótimos produtos, que atendem a todos os gostos, e ainda podemos participar de eventos como este num clima super agradável”, disse a nutricionista.

cintia

As aulas-show são uma iniciativa da Sensei Gourmet com o intuito de desmistificar o consumo e preparo de cogumelos comestíveis. O estande no Mercado de Produtores é um projeto da Sensei Cogumelos Ltda, empresa formada por pioneiros na distribuição de cogumelos in natura para restaurantes no Rio de Janeiro.

 

Este é o último fim de semana de aulas-show promovidas pela Sensei em maio. No dia 13, o chef Marcelo Ribeiro, do Depósito Gourmet, restaurante indicado ao Guia Michelin, ensinou como se prepara a receita da “panelinha de cogumelos”. Semana passada, a chef Soyan Ferrer mostrou como se faz “escondidinho de cogumelos”.

O hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século XIX, trazido pelas levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Era uma comida rústica. Os primeiros a apreciá-la nos Estados Unidos foram os marinheiros que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam. Suas origens, no entanto, podem ser encontradas no passado remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Na verdade, entre os povos que se agrupavam sob essa denomina-ção estavam os tártaros, tribos nômades guerreiras que habitavam as estepes russas. Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua embaixo da sela quando galopavam em suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já tinha se torna-do uma pasta. O que se sabe com cer-teza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos ham-burgueses. Esses ficaram com a fama de terem sido dos do futuro sanduíche.

aulashow2805_artepost

Programação 28/05 e 29/05:

 

Nutricionista Cíntia Lombardi

Receita: Hambúrguer de mix de cogumelos

Horário: 14h

Local: Mercado de Produtores Uptown Barra. Av. Ayrton Senna, 5500, bloco 12, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ.

Estacionamento no local

 

 

Endereço: Uptown Barra – Av. Ayrton Senna, 5500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 9h às 21h, e domingo das 15h às 21h.


Publicidade