Doutora em felicidade

Matérias - junho de 2017

Em épocas de reforma da previdência e crise econômica  pensar no futuro , em como vamos envelhecer é assunto em pauta e muito discutível nos dias de hoje.  E as dúvidas sobre o futuro político do país e a insegurança frente ao que está por vir, uma coisa é certa: o Brasil está envelhecendo — e mais rápido do que se imagina. É o que diz um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro do ano passado .

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional.

Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

idosos

Por aqui, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, logo logo seremos considerados uma nação envelhecida — conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.

E o geriatra será importante nesse processo.

A geriatra Roberta França, com 15 anos de vasta experiência, acredita e pratica. “Gosto de conversar com os pacientes mesmo que a família ache que ele não sabe nada. A pessoa precisa se sentir acolhida, ouvida e acima de tudo validada em sua dor ou medos. Acho que meu grande diferencial é essa amorosidade e esses acolhimento”, explica.

 

drasite

A doutora percebeu que seu atendimento já não cabia mais entre as paredes do consultório. E foi além: começou a organizar palestras e eventos gratuitos destinados à terceira idade e criou o portal Cantinho da Geriatria (www.cantinhodageriatria.com.br), que também está no Facebook. Um espaço onde ela publica artigos e tira dúvidas de pacientes e de quem não é paciente. A página no FB faz tanto sucesso que acaba de atingir a marca de 32 mil seguidores. E a Dra. Roberta ressalta: “Há grande interação e ninguém fica sem resposta. ”

Além disso, um mercado em volta desse público cresce a passos largos.  Tanto que já existe a  gerontologia  que se torna uma área promissora no mercado de trabalho nacional. Profissionais especializados nesse ramo estudam o processo de envelhecimento e pensam em estratégias para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

geriatrics-swiss

 

Atualmente, a médica atende em seus consultórios na Tijuca, em Copacabana e na Barra da Tijuca e na casa dos pacientes. As áreas atendidas são de geriatria preventiva, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e acompanhamento hospitalar. Roberta ainda realiza inúmeras palestras gratuitas sobre qualidade de vida, autoestima, exercícios, vida sexual, Alzheimer, entre outros temas.

Dra. Roberta também é membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e da Sociedade Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica e professora da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer). E extremamente dedicada, mesmo com o tempo curto e sendo mãe, sempre encontra tempo para ações voluntárias. Em tempo: ela fez parte do quadro da emergência médica dos Anjos do Asfalto.  

 

 

 

Em tempo de imediatismo e supervalorização da estética, a luta de Roberta França é árdua. “Eu acredito muito num envelhecimento saudável e feliz. Vivemos num mundo imediatista, onde o novo é supervalorizado até que deixa de ser. O velho parece tão descartável quanto um celular que deixa de ser novidade. Minha luta é para que isso mude, para que olhemos os idosos como bens preciosos. Afinal, todos nós chegaremos lá um dia. Aceitar as rugas e os cabelos brancos como parte da vida. Amo geriatria. É minha vida e meu maior ideal. ”

 

Endereços dos consultórios

Rua Dr. Pereira dos Santos 18, Praça Saenz Peña, Tijuca – 3077-2121.

Rua Luiz Carlos Prestes 410, sala 321, Barra da Tijuca – 2104-9572.

Av. Ns. Sra. de Copacabana 794, sala 902, Copacabana – 3594-8225.

 

Site: www.cantinhodageriatria.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/cantinhodageriatria/

 

 

 


Publicidade