O cigarro e a circulação

Matérias - Qualidade de Vida - julho de 2017

O cigarro pode causar diversas doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. O cigarro pode causar diversas doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias.  A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição. Parece papo de ex-fumante daqueles bem chatos que saem do seu lado quando você acende um cigarro, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 5 mil substâncias tóxicas, entre elas a NICOTINA, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e de circulação sanguínea. O monóxido de carbono (CO), aquele que sai do escapamento dos carros,  combina com a hemoglobina do sangue e acaba reduzindo a oxigenação no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse “excesso”, reclama por meio das dores de cabeça.

 

O alcatrão reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.Todo câncer relacionado ao fumo – como na boca, laringe ou estômago – tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao fumo. Alvos fáceis demais coração e pulmão estão entre as principais partes do organismo atingidas pelo tabaco. Da cárie ao câncer. O tabagismo provoca vários estragos na região da boca. Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Há também uma alteração nas papilas gustativas o que afeta o paladar do fumante. O cigarro ainda aumenta os riscos de câncer de boca, apesar de ser menos prejudicial nesse aspecto que o charuto.

Chapa preta

Várias substâncias tóxicas presentes na fumaça fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade. É isso que as chapas de pulmão dos fumantes mostram. Das mortes provocadas por enfisema, 85% estão associadas ao cigarro. O câncer de pulmão é ainda a principal causa de morte por câncer entre fumantes.

Trabalho com a nicotina

 

A nicotina aspirada pelo fumante segue para o fígado onde é metabolizada. Por isso esse órgão também está sujeito a desenvolver câncer.       Estômago embrulhado Já foram encontrados resíduos de um agrotóxico chamado DDT em amostras do alcatrão que compõe o cigarro. O DDT irrita as paredes do estômago e pode levar o fumante a sentir náuseas. Além disso, uma parte das substâncias tóxicas do cigarro é metabolizada no estômago, o que pode gerar gastrite, úlcera e até mesmo câncer.

Risco de derrame

O cérebro também pode ser afetado pelas dificuldades de circulação causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade de sangue prejudicada e o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral.

Circulação comprometida.

 

A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos levando ao enfraquecimento, dilatação e até rompimento dos vasos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue levando a morte dos tecidos . Assim, o fumante está mais sujeito a vários problemas relacionados à circulação, como aneurismas (dilatação de vasos sanguíneos que favorece os derrames), tromboses (entupimento de vasos), varizes (dilatação dos vasos responsáveis pelo retorno do sangue ao coração, levando a dor, inchaços, escurecimento da pele e até inflamação destes vasos que acarretariam a Trombose Venosa Profunda) e até uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que afeta os vasos das extremidades do corpo, podendo levar à amputação de dedos e até membros.

Infarto à vista

Um dos órgãos mais afetados é o coração. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a freqüência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos,

 

Cigarro só trás barato para os fabricantes de cigarro, os usuários pagam caro por essa droga e mais caro ainda quando a doença chega. Não seja mané e jogue agora esse cigarro fora!!! Até o próximo mês! PREVENIR BEM QUE MAL TEM???

 

 

 


Publicidade