Coluna do Bem

Hambúrguer Vegetariano

Coluna do Bem - agosto de 2017

Está cada vez mais frequente o número de vegetarianos, seja por filosofia de vida ou pela própria saúde. Já encontramos vários restaurantes com opções vegetarianas e até mesmo veganas. E entrando na onda do hambúrguer gourmet, eles não devem e não precisam ficar de fora. Vejam essas receitas, que interessantes!

Hambúrguer de cogumelos

1 batata doce pequena sem casca cortada em pedaços de 1 cm
6 cogumelos portobello médios
20 cogumelos shitake médios
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de tomilho seco
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

  1. Cozinhe a batata doce até ficar macia e amasse a seguir. 
    2. Corte os talos dos portobellos, limpe os chapéus com uma escova macia ou papel-toalha e corte em lâminas de 1 cm. Corte os shitakes em lâminas finas.
    3. Pré-aqueça o forno a 190 °C.
    4. Em uma frigideira com fundo grosso, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio. Refogue o portobello e o tomilho por 6-8 minutos ou até soltar líquido. Junte o shitake e cozinhe por 10 minutos ou até que o líquido tenha secado. Acrescente o vinagre balsâmico e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau.
    5. Transfira para o processador e pulse até obter uma massa granulada. Se preferir, pique muito bem à mão. Junte a batata, o sal e a pimenta-do-reino, pulse, somente para homogeneizar a massa, e modele os hambúrgueres.
    6. Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, aqueça o restante do azeite em fogo médio-alto. Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos ao todo ou até tostar dos dois lados. Leve a frigideira ao forno e asse por 12-15 minutos ou até o ponto desejado. 

Hambúrguer fácil de grãos
1½ xícara de grãos variados cozidos
2 ovos batidos
½ xícara de salsinha grosseiramente picada
¼ de xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres (chá) de mostarda
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
suco de 1 limão
¾ de xícara de farinha de rosca, mais um pouco se necessário
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

  1. Pré-aqueça o forno a 190 °C.
    2. Em uma tigela, amasse os grãos. Junte os ovos, a salsinha, o queijo parmesão, a mostarda, o sal, a pimenta-do-reino e um pouco do suco de limão. Acrescente farinha de rosca suficiente. Se a massa parecer muito mole, acrescente mais farinha de rosca. Reserve por 5-10 minutos, para que a farinha absorva um pouco da umidade da massa. Acerte o tempero e modele quatro hambúrgueres.
    3. Em uma frigideira que possa ir ao forno, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos ao todo. Leve a frigideira ao forno e asse por 12-15 minutos ou até o ponto desejado. 

Hambúrguer de quinoa, feijão azuki e castanha do pará

1 xícara de água
1/2 xícara de quinoa lavada
1 inhame (150g) sem casca
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
A parte branca de 1 maço pequeno de cebolinha, mais um pouco do talo verde cortado em fatias finas
1/2 xícara de salsinha fresca picada
2 colheres (sopa) de gengibre fresco picado
1 1/2 xícara de feijão azuki cozido
1/2 xícara de castanhas tostadas picadas grosseiramente
1/2 colher (chá) de sal
Suco de 1/2 limão

  1. Ferva a água, ponha a quinoa, reduza o fogo e tampe a panela. Cozinhe por 10 a 12 minutos ou ate que o liquido tenha sido absorvido. Reserve por 5 minutos.
    2. Enquanto isso pique o inhame, cozinhe-o até ficar macio e amasse. 
    3. Em uma frigideira média, aqueça 1 colher (sopa) do azeite em fogo médio. Junte a cebolinha e refogue por 1 a 2 minutos. Acrescente a salsinha e o gengibre e refogue por cerca de 30 segundos.
    4. Em uma tigela grande, misture a quinoa cozida, o inhame, a mistura de cebolinha, o feijão e as castanhas. Amasse com as mãos ou um amassador de batata. Tempere com o sal e o suco de limão e modele seis hambúrgueres. 
    5. Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, aqueça o restante do azeite. Arrume os hambúrgueres na frigideira. Dore por 4 a 5 minutos ou até tostar somente por baixo. Vire e dore por mais 4 a 5 minutos ou até ficar crocante e firme. 

Busca



Publicidade