Probióticos

Coluna do Bem - agosto de 2017

Você sabe o que são probióticos? O termo é antigo, foi utilizado pela primeira vez na Alemanha em 1953 para descrever os suplementos usados na desnutrição. Anos depois uma revista chamada Science usou o mesmo termo para descrever certas substancias que estimulam o crescimento de microrganismos, originadas de outros microrganismos.
Apenas no ano de 1974 o termo ganhou a conotação que existe hoje. Desde então o termo caracteriza a função de contribuir para o equilíbrio da flora intestinal. Hoje, considera-se a microbiologia intestinal, praticamente um órgão do nosso corpo, ou seja, essa população de microrganismos acumula mais material genético do que a própria quantidade de material genético de nossas células é tão importante que já são estudados como o coração e o cérebro.Evoluindo para os dias atuais, concluímos que os probióticos ajudam a diminuir o risco e sintomas de praticamente todas as doenças crônicas como: câncer, Alzheimer, diabetes, obesidade e por aí vai…
Em estudos recentes dizem até que os probióticos podem ser eficazes no alívio dos sinais e sintomas depressivos, como a alterações de humor e a qualidade do sono. Portanto, a ingestão através de alimentos fermentados como o Kefir (o melhor alimento com mais fermentação) ou suplementos é hoje fundamental para a prevenção e tratamento de doenças.
Nos dias de hoje podemos encontrar também nas lojinhas de produtos naturais mais antenadas o KOMBUCHA, é uma bebida probiótica, rica em nutrientes importantes produzidos durante a fermentação. Ela é anti-inflamatória, auxilia no sistema digestório, fortalece a imunidade, desintoxica, aumenta a energia com as enzimas e as vitaminas do complexo B e alivia a dor nas juntas e articulações.
Resumindo, cabe a nós, meros mortais, inserir na nossa alimentação o consumo dos probióticos.


Publicidade