DUDU NOBRE DÁ AULAS DE CAVAQUINHO

Matérias - setembro de 2017

Quem diria que depois de ganhar um cavaquinho aos 5 anos de idade hoje seria mestre. Estudou piano clássico na infância e no ano em que completa 18 anos de carreira, decidiu passar seus conhecimentos do seu ‘vleho amigo’, dando aulas de cavaquinho. Não que as aulas sejam presenciais como nas escolas tradicionais, mesmo porque João Eduardo de Salles Nobre, o DUDU NOBRE, filho do engenheiro João Nobre e Anita Nobre, não tem tanto tempo assim. Recém chegado de uma mega turnê por Cabo Verde, Dudu dá aulas online através do site http://www.cavaquinhocomdudunobre.com.br/
Semanalmente ele posta uma aula para que os alunos cadastrados possam treinar em casa. Os grandes guitarristas, baixistas e pianistas já fazem isso pelo mundo. E DUDU quis passar o que sabe, nada mais nobre.
No curso, ele revela que aprendeu com Almir Guineto, Dicró, Zeca Pagodinho, Pedrinho da Flor e muitos outros, e não esconde o orgulho que teve em estar com os seus mestres.
Buscamos um vídeo no canal You tube aonde DUDU NOBRE apresenta a sua primeira aula. Os números já batiam cerca de 65 mil visualizações, portanto, o cavaquinho está muito mais que na moda do que parece.
Prometido para esse ano um CD só de chorinhos e mixados por DJs do quilate de Marlboro, Negralha e Henrique Camacho, bambas da cena eletrônica, está na boca do forno. Fala professor Dudu:
1) Como surgiu a ideia de ministrar aulas de cavaco?
R: Na verdade, eu fui convidado por um amigo que domina essa plataforma de cursos on line. Eu criei uma metodologia onde o cara que toca cavaquinho consegue se aperfeiçoar e o cara que não toca começa a tocar. Parece simples e é, basta ter dedicação, como tudo na vida.
2) Há quanto tempo dá essas aulas?

R: Eu gravei as aulas no início do ano e começamos a vender a partir de março, acho, e está sendo muito bacana.

3) Como funciona?

R: É muito simples, a pessoa entra no site específico cavaquinhocomdudunobre.com.br e compra o curso. Ali, ele vai ter acessos as cerca de 18 aulas. Agora, estou subindo uns vídeos de convidados mostrando suas técnicas e macetes de grandes bambas do instrumento e dando alguns toques das palhetadas que eles tem. As pessoas tem gostado muito.
4) No momento em que estamos falando você está aí em Cabo Verde(só retornou 26/08), já deu alguma aula?

R: A gente tem um grupo no facebook só dos alunos , fechado né, mas as dúvidas são tiradas ali. Agora, pelo jeito daqui da África não vai rolar meu cumpadi(sic), a internet é horrível, tipo nenhum G! …Mas entro de vez em quando fazendo Live e os alunos também colocam seus vídeos para evoluirmos juntos.

5)Vi que você ganhou o primeiro instrumento dos seus pais, fez aulas de piano, mas é autodidata e fez aulas?

R: Comecei autodidata e fui ter aulas de piano clássico , e aí, com 10 fui estudar mesmo com professor e fui mudando os professores também. Sempre me dediquei muito a música. Agora, é óbvio que se ele quiser mais, ser mais avançado ler partitura essas coisas, é outra história. Esse método eu fiz em cima do Dó, Ré , Mi, Fá, Sol, Lá, Si e sai tocando. Para ser profissional tem que estudar teoria musical.

 

6)Como foi a repercussão e aceitação? Pergunto porque não vejo mais meninos com instrumento em mãos nas ruas e o samba está meio adormecido, ou não?

R: Tá ótimo, quase 300 alunos já. As pessoas tem gostado. Agora vou fazer um extensivo de banjo, entrevistando dois convidados que tocam banjo. Em seguida tenho vontade de inserir mais um de cavaquinho com extensão de bandolim

A gente chama de cavaco bandola. Agora, quanto ao samba estar adormecido, discordo de boa. Em 17 anos sempre vimos o sertanejo fazendo muita coisa. O Brasil tem muito evento e tem espaço pra tudo mundo. Eu aqui na África, tô fazendo um dos maiores festivais daqui. Tem espaço pra todo mundo e cada um tem seu público e em alguns momentos um se destaca e fica na moda. E isso mostra que a música brasileira é bem democrática.

7) E os valores ?
R: Olha, custa R$ 300 em média. Falo em média, porque as vezes acontecem umas promoções com cronômetro e tudo e pode ficar mais barato. Nesse momento em que estamos falando está acontecendo uma promoção. Se não me engano essa é para quem trouxer alguém e ganha 50 %.
8) E depois disso tudo, vai abrir uma escola de música?

R: Cumpadi, tem tempo não! Eu vivo com o instrumento na mão e faço com prazer isso. Graças a Deus não tem faltado trabalho, mas daí a ficar numa sala passando de um a a um não vai rolar.

9) E os filhos vão seguir carreira artística?
R: Não sei. As meninas já tocam piano, mas são muito novas. João é muito pequeno. O que fizerem, apoio.


Publicidade