Veja o esquema para o Rock in Rio

Matérias - setembro de 2017
O maior festival de música da América Latina começa semana que vem  e é bom ficar ligado nas condições do trânsito e ver  quais vias fecham. Na verdade, esse será o primeiro festival onde o transporte de massa funcionará em sua totalidade. O Metrô funcionará 24 horas e o esquema será mais ou menos como foi nas Paralimpíadas, como somente a Abelardo Bueno interditada. A Salvador só fechará na madrugada para ajudar na dispersão  das pessoas que forem ao Parque Olímpico.
Das 11h às 5h, em todos os dias, haverá interdições no entorno do Parque Olímpico, como na Av. Embaixador Abelardo Bueno, Estrada Coronel Pedro Corrêa e Estrada Coronel Pedro Corrêa. A partir das 23h50, os bloqueios se estendem para vias como Av. Abraão Jabour e R. Pedro Calmon.
A operação de trânsito contará com a participação de 550 homens/dia, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio, com 40 veículos operacionais e 44 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Além disso, os bloqueios contarão com o apoio da Polícia Militar.
Já estão sendo utilizados 35 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos, as rotas alternativas e sobre as restrições de estacionamento. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez.
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, quando estão previstas diversas interdições, portanto não é recomendada a utilização de automóvel particular. A SEOP – Secretaria de Ordem Pública – atuará com 15 reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 14 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.
O Centro de Operações vai monitorar a área do evento com câmeras e dar suporte às equipes da prefeitura que estarão no local. Com essas imagens, as equipes vão poder acompanhar a chegada do público vindo de todas as regiões da cidade e, além disso, ajudar o trabalho dos operadores que estarão nas ruas. O monitoramento das rotas de acesso ao festival contará com mais de 100 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. Além disso, um time exclusivo vai fazer o monitoramento de redes sociais durante o Rock in Rio. O objetivo é agilizar a identificação de ocorrências, e reclamações sobre problemas e impactos do evento na cidade. Com expectativa de levar mais de 100.000 pessoas por dia ao Parque Olímpico, as publicações deste público nas redes sociais – além daquelas realizadas por quem reside ou passa pela região – serão monitoradas de perto por esta equipe que atuará no COR. Com as informações identificadas, o COR poderá realizar ainda mais rápido os acionamentos de respostas e implementação de ajustes no esquema especial implantado na Barra da Tijuca.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO À EDIÇÃO PASSADA
Como principais alterações em relação ao esquema de tráfego da edição passada (2015), destacam-se:
· O local do evento mudou, saiu do Parque dos Atletas na Salvador Allende e foi para o Parque Olímpico na Avenida Embaixador Abelardo Bueno e, com isso, o bloqueio de tráfego no entorno também mudou. Portanto, a Avenida Salvador Allende só será bloqueada durante a noite.
· O horário de bloqueio do entorno do evento também mudou. Na edição anterior, o bloqueio começava no primeiro dia do evento da semana e só reabria às 5h da manhã de segunda-feira. Nesta edição os bloqueios serão das 11h às 5h, ficando toda a região aberta ao tráfego geral no período da manhã.
· Pela primeira vez, será utilizada a integração entre o metrô Linha 4, que funcionará 24h, e o BRT na Estação Jardim Oceânico.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:
Das 11h às 5h todos os dias de evento (15 a 17 e 21 a 24 de setembro)
  • Av. Embaixador Abelardo Bueno, da Estrada Arroio Pavuna até a Av. Salvador Allende;
  • Est. Coronel Pedro Corrêa, entre retorno da Estação de BRT Pedro Correa e a Av Abelardo Bueno ;
  • R Aroazes;
  • Avenida Jaime Poggi;
  • Rua Francisco de Paula;
  • Rua Jorge Faraj;
  • Rua Querois Júnior;
  • Rua Alfredo Ceschiatti;
  • Rua Mário Agostinelli;
  • Rua Franz Weissman;
  • Rua Amilcar de Castro;
  • Rua Escultor Sérgio Camargo;
  • R Leonardo Vilas Boas, entre Est. Cel. Pedro Correia e a R Francisco de Paula;
  • Av. Salvador Allende, pista lateral sentido Estrada dos Bandeirantes, no trecho entre a agulha da pista lateral para a pista central, 250m antes do IRD.

Publicidade