Varizes pélvicas

Matérias - Qualidade de Vida - dezembro de 2017

Esse mês falaremos de um problema que acontece com muitas mulheres e por desconhecimento do diagnóstico e do tratamento por muitos; diminui a qualidade de vida delas. Esse mês falaremos de um problema que acontece com muitas mulheres e por desconhecimento do diagnóstico e do tratamento por muitos; diminui a qualidade de vida delas.  As varizes pélvicas são veias dilatadas que surgem principalmente ao redor do útero, trompas e ovários. Elas dificultam o retorno do sangue e causam dores abdominais.  Essas varizes localizadas no útero se comunicam com outras varizes , formando as varizes gonadais ou ovarianas, que convergem para a veia cava inferior, do lado direito, e para a veia renal, do lado esquerdo. Essas veias contém válvulas e são de extrema importância para a drenagem venosa da pelve, por outro lado, quando elas se tornam insuficientes, irão resultar na formação de veias dilatadas e dolorosas, as varizes pélvicas. A dilatação das veias na pelve ocorre pelo mesmo motivo que a dilatação das veias nas pernas (varizes), que são as causas genéticas, sobrepeso, hormonais (pílulas), tabagismo e sedentarismo. Outra doença que pode agravar as varizes pélvicas é a compressão da veia ilíaca pela artéria de mesmo nome; essa alteração é de nascença e quando ocasiona uma compressão importante aumenta a pressão das veias na pelve podendo ocasionar até trombose.

Essa alteração se chama síndrome de May Turner.   O médico faz o diagnóstico e tratamento das varizes pélvicas nas mulheres, através de exames como eco-doppler, tomografia abdominal ou pélvica e angiorressonância. Quem tem varizes pélvicas pode engravidar, mas deve fazer o tratamento antes. Sabendo também que a gravidez pode piorar as varizes pélvicas, agravando seu tamanho ou mesmo sintomas. O médico faz o diagnóstico e tratamento das varizes pélvicas nas mulheres, através de exames como eco-doppler, tomografia abdominal ou pélvica e angiorressonância.  Quem tem varizes pélvicas pode engravidar, mas deve fazer o tratamento antes. Sabendo também que a gravidez pode piorar as varizes pélvicas, agravando seu tamanho ou mesmo sintomas. “39,1% das mulheres em algum momento da vida terão dor pélvica crônica, que pode estar associada às varizes pelvicas”. Os sintomas das varizes pélvicas na mulher constituem a chamada dor crônica pélvica, e podem incluir:Tratamento para varizes pélvicas As varizes pélvicas podem ter seus sintomas controlados através de cirurgia e/ou remédios. O uso de medicamentos orais ajuda a diminuir a dilatação das veias e melhora os sintomas, mas nem sempre é efetivo. E é aí que a ginecologia e a cirurgia vascular/endovascular devem trabalhar juntos. O diagnóstico inicial é feito pelo ginecologista, que deve sugerir a possibilidade do tratamento endovascular para as pacientes em que o tratamento medicamentoso não esteja sendo suficiente. Pode ser necessário o tratamento cirúrgico com a embolização das varizes pélvicas. O procedimento é cirúrgico, mas minimamente invasivo, todo realizado através de uma pequena punção na virilha ou na jugular com anestesia local e sedação tornando seguro e indolor. A embolização com molas deve então ser considerada naquelas pacientes que não respondem ao tratamento clínico, pois apresenta excelentes resultados técnicos (até 90% dos casos tratados apresentam resolução ou melhora dos sintomas, em estudos).

Como é feito o procedimento de embolização
O procedimento é feito em regime de day hospital, ou seja, com anestesia local, durando cerca de 2 horas e a paciente normalmente recebe alta 2-4 horas após o término do procedimento. Não há necessidade de internação prolongada. Procure um especialista se sentir um desses sintomas para que após exame clínico os exames adequados sejam solicitados e se for o seu caso a doença deverá ser tratada. Assim você poderá voltar a ter uma vida sem dor!!! Espero ter contribuído mais uma vez para esclarecer e aproveito o espaço para desejar um excelente Natal com um próspero Ano Novo a todos !!!!!!


Publicidade