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Eles se foram em 2017

Auto News - janeiro de 2018

2017 ficou para trás e com ele alguns modelos que já estavam meio sumidos dos salões mesmo deixaram de ser produzidos de vez pelas montadoras aqui no país.   Vale lembrar que quando são lançados  são apresentados com pompa e circunstância , mas ao deixarem o mercado são praticamente esquecidos.

A Fiat, por exemplo, “matou” quase todos os seus produtos e botou a responsabilidade no estreante Argo.  Sumiram Doblò, Palio , Pailo Weekend, Bravo, Punto e Freemont. Nessa linha  a JAC embarcou  e focou nos utilitários compactos . Tem o Cross Fox da Volks, Nas francesas, Fluence , o DS3deram tchau. O até não se sabe o porquê o Tucson que ainda vinha sendo produzido em suas duas opções (linhas antigas e novas) deu bye bye, assim como o I30. Na Chevrolet foi o Captiva.

 

Fiat Palio

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Começamos pelo carro que deixou o maior número de órfãos. Lançado em 1996, o glorioso “Palinho” teve duas gerações e mais de três milhões de unidades produzidas no Brasil. Quando foi apresentado, era uma opção mais moderna ao Uno, que na época já acumulava 12 anos de mercado. Tinha formas arredondadas, de forte personalidade, e era anunciado como um “projeto mundial” que estreou primeiro no Brasil. Eterno rival do VW Gol, o Palio viveu seu momento de maior glória em 2014, quando foi líder de vendas pela primeira e única vez em sua história. Tal sucesso, contudo, devia à versão Fire, ainda com carroceria “antiga” — a segunda geração do hatch, apresentada em 2012, nunca teve o mesmo brilho. No fim, acharam por bem tirar o Palio de linha, abrindo espaço para a produção do Argo.

Fiat Punto

Após dez anos nas lojas e mais de 280 mil unidades vendidas, o Punto encerrou sua trajetória no mercado nacional em 2017. A produção foi interrompida no começo do ano. Seu lugar foi ocupado, mais uma vez, pelo Argo (que ainda ocupa um modesto oitavo lugar no ranking dos emplacamentos).

Fiat Bravo

Seria o Argo um serial killer? O Bravo foi outro que perdeu lugar para o novo modelo. O antigo hatch médio da Fiat sempre foi conhecido por ser um bom carro, mas nunca emplacou de verdade. A crise em que o segmento de hatches médios passa também contribuiu para seu fim — atualmente, a esse tipo de modelo representa apenas 1% do mercado nacional.

Fiat Weekend

Descendente do Palio, a Weekend perdeu o primeiro nome justamente para se distanciar do antigo modelo de entrada da Fiat. Lançada em 1997 era honesta e espaçosa, fez sucesso e chegou a ser exportada para a Europa. Com a versão Adventure, fez história ao lançar a onda dos modelos “aventureiros” no Brasil. Mesmo com 20 anos em linha e sem nunca ter chegado à segunda geração, ainda teve 3.278 unidades vendidas de janeiro a novembro de 2018. Em dezembro, segundo a Fiat, foram feitos 332 exemplares. Ainda figura no site da marca, com preços a partir de R$ 60.390. Desapareceu das revendas e há quem diga que a produção já foi encerrada mas, oficialmente, continua em linha.

Fiat Doblò

Não admitem,  mas  apenas quatro exemplares vendidos no mês passado. Chegou em 2001, como modelo multiuso e  manteve seu visual original até 2010, quando passou por uma plástica que deu linhas mais modernas à sua dianteira.  O carro do tintureiro tinha como atrativos o espaço amplo e a possibilidade de levar sete pessoas. Houve até uma versão Adventure, que fez bastante sucesso entre nossos taxistas, com motor do Meriva.

Volkswagen Crossfox

A versão aventureira do Fox não existe mais na linha da Volkswagen. Seu lugar foi preenchido pela versão Xtreme, que tem um visual aventureiro mais leve. Mas o Fox não foi o único modelo da marca a perder configurações: o Golf nacional deixou de ser vendido com o motor 1.6, as versões mais básicas do Jetta e até a gama do Up! encolheu. No embalo, morreu também a SpaceCross, versão aventureira da argentina SpaceFox. Será que alguém ainda comprava?

I30

Em sua primeira geração, o Hyundai i30 conquistou o Brasil. Graças ao ótimo custo-benefício, o modelo sul-coreano era o hatch médio mais vendido do país, dando poeira em Chevrolet Astra, Ford Focus e VW Golf. Aí, em 2013, a segunda geração foi lançada e tudo mudou. Os preços subiram, a potência caiu e as vendas despencaram. A marca ainda tentou uma reação em 2014, instalando um motor mais disposto, mas o estrago já estava feito. Em maio passado, o i30 foi retirado da tabela de preços da Hyundai do Brasil. Nem mesma a sua nova geração, já vendida na Europa, tem previsão de ser lançada por aqui.

Hyundai Tucson

O Brasil é o único país onde as três gerações do Tucson são vendidas simultaneamente, mas isso não deve acontecer mais em 2018, apesar de a Hyundai não confirmar oficialmente a aposentadoria do modelo mais antigo da linha. O utilitário chegou da Coreia do Sul em 2004, aos poucos, e virou sonho de consumo da classe média —

 

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