Lei Seca de dia a partir dessa quinta

Matérias - janeiro de 2018

Pelo terceiro ano consecutivo elas estão de volta. A partir de hoje 04/01 e até o fim do Carnaval as Operações da Lei Seca vão ocorrer sem aviso prévio e em plena luz do dia. Elas ocorrerão nos principais acessos à orla carioca e nos acessos a grandes eventos e áreas de lazer.  Será a terceira vez que ocorrem aqui na região e o JORNAL DO RECREIO esteve em uma delas acompanhando a operação.  Segundo a Secretaria estadual de Governo, foram abordados 5.814 motoristas e 538 apresentavam sinais de embriaguez. No ano anterior o número foi menor com  4.970 motoristas, sendo 350 com sinais de alcoolemia.  O órgão espera  que esse ano tenha um aumento de acordo com os números das festas de fim de ano. O tenente Coronel Marco Andrade a frente  da Lei Seca desde o início alerta:

— No ano passado, abordamos quase mil motoristas a mais que em 2015. Queremos aumentar esse número, mas diminuir os flagrantes. Essa ação é uma demanda que nós enxergamos porque na hora de desfrutar dos seus melhores momentos de lazer, o carioca esquece de contribuir para um trânsito seguro .

E ainda completou:

— O carioca já aprendeu a se organizar com relação aos hábitos de beber e dirigir à noite por causa das operações da Lei Seca, mas isso ainda não acontece durante o dia. Essa mudança é que traz a redução de acidente no trânsito.

VIAS IMPACTADAS

Uma reclamação antiga dos motoristas, os engarrafamentos por causa das blitzes – pode ser atendida esse ano já que a secretaria informou que as operações ocorrerão em locais  alternados que e contarão com ajuda direta das autoridades de trânsito.  E tais ações  pode até serem canceladas para garantir a fluidez do tráfego:

 

— Fazer esse tipo de operação durante o dia é muito difícil por causa do trânsito. Na cidade do Rio, por exemplo, estaremos em contato direto com o Centro de Operações da prefeitura. Se o trânsito ficar muito prejudicado, interrompemos para garantir a fluidez — explicou Andrade.

Durante a Operação Verão, os agentes vão usar uniformes especiais. Eles estarão de bermuda, camisa polo branca com a identificação da Lei Seca e boné.

Desde março de 2009, quando foi lançada a operação, até a madrugada do último 31 de dezembro, foram realizadas mais de 17 mil blitzes, abordados 2.393.623 motoristas e comprovada a alcoolemia em 165.920 pessoas. Neste período também foram multados 459.840 motoristas, rebocados 89.541 veículos e recolhidas 156.970 carteiras de habilitação.

 


Publicidade