Trombose

Qualidade de Vida - janeiro de 2018

“Nossa vida sempre foi agitada, acordando cedo, alimentação saudável e exercícios“Nossa vida sempre foi agitada, acordando cedo, alimentação saudável e exercícios físicos. Porém numa dessas corridas aquele tropeço levou a uma queda e não teve jeito;ganhei um gesso com isso repouso e deitado sem poder me mexer, com o tempo o gesso parecia apertado e a dor piorou muito…..”  “Nunca gostei de exercícios, na verdade minha praia é churrasco e cerveja. Mas qual o problema tenho amigos que fazem exercícios, dietas restritas e também ficam doentes. Mas não imaginava que ia acordar naquele dia com tanta dor! A perna parecia um balão ……”  “Venho passando por uma fase ruim, depois que descobri o tumor foram varias sessões de quimioterapia cabelo caiu, náuseas e vômitos uma dor no corpo generalizada mas quando a perna começou a doer e inchar fiquei apreensivo…..”

“Com a chegada da melhor idade nossa cabeça pede uma recauchutada assim pensei porque não ir naquele médico da minha amiga para fazer um upgrade? Ela começou a usar umas fórmulas manipuladas e ficou linda. Fui e comecei a tomar sem ir ao médico, alguns dias depois minha perna começou a inchar e doer. Fui olhar a formulação e tinha vários hormônios prescritos……”  “Viajo todo fim de semana a trabalho de avião, pra mim a cabine é uma extensão de casa; vôos curtos e rápidos nunca usei meias elásticas ou fui ao médico para buscar orientações sobre isso, até porque time que está ganhando não se mexe certo? Porém não imaginava que aquela viajem maior até o Caribe ia me trazer tanta dor de cabeça quando cheguei e minha perna esquerda virou um pilão. “Essas e outras milhares de histórias se repetem com outros personagens, porém são mais comuns que vocês imaginam.  A Trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coagulo numa veia,geralmente nas pernas. Os sintomas incluem dor, inchaço, vermelhidão ou sensação de calor na área afetada. Entre as possíveis complicações estão embolia, como resultado de um coágulo que se desprende e se fixa nos pulmões podendo levar a morte. Os fatores de risco incluem cirurgia recente, trauma, falta de movimento, obesidade,tabagismo, hormônios , gravidez e doenças genéticas.  O mecanismo subjacente geralmente envolve uma combinação da diminuição da corrente sanguínea com uma tendencia aformar coágulos, e lesões nos vasos.

Os indivíduos suspeitos de ter TVP podem ser avaliados usando uma escala de  de avaliação clínica como a escala de Wells. Um exame de Dimero D pode ser usado para assistir o diagnóstico diferencial ou para alertar para a necessidade de realizar o ECOCOLOR DOPPLER.    O diagnóstico é geralmente confirmado com ecografia das veias suspeitas. O tratamento padrão é a administração de anticoagulantes. Porém cada caso é um caso e outros medicamentos podem ser necessários associados ao uso das meias elásticas. Os medicamentos administrados são a heparina e anticoagulantes orais diretos. As medidas de prevenção incluem caminhar de forma frequente, exercitar as pernas,anticoagulantes, usar meias de compressão ou compressão pneumática . A prevalência de TVP aumenta progressivamente ao longo da vida. Em cada ano, a doença afeta cerca de 1 em cada 1000 adultos sem diferença por sexo. Alguns pontos importantes:Varizes não são iguais a uma trombose!Trombose se tem, não se está tendo e assim você está e não vem tendo e melhora, tem e melhora…. NÃO EXISTE EXAME VASCULAR PARA PREVER QUE VOCÊ VAI TER UMA TROMBOSE, ASSIM NÃO SE FAZ EXAMES SEM UMA SUSPEITA CLÍNICA OU SEJA APÓS UMA AVALIAÇÃO DO SEU ANGIOLOGISTA ! A dica é viva bem e saudável sem esquecer a saúde das suas pernas com uma consulta regular ao angiologista.


Publicidade