Auto News

UM RIO COREANO

Auto News - janeiro de 2018

Ano novo chegando e as novidades do mundo automotivo começam a pipocar.
Praticamente todas as fábricas tem grandes lançamentos para 2018. Na Kia, seu hatchback já anda pelas ruas de Copacabana como foi flagrado pelo leitor da revista Auto Esporte Igor Pinheiro Binder que fez os cliques em Copacabana, como mostra na foto 2 no carrinho branco. É o RIO. Embora seja lançado também com carroceria sedã, a importação certa é a hatch que tem melhores chances no nosso mercado. Duas unidades do Rio hatch já estão rodando pelo país, em etapa final dos testes de homologação.
A primeira geração foi lançada em 2000, já com o nome que homenageia a capital fluminense. O compacto chega agora à sua quarta atualização, que traz a grade dianteira apelidada de “focinho de tigre”, que caracteriza os modelos da Kia. Os faróis do modelo têm contornos em LED, que funcionam como luz diurna.
O novo Rio tem 4,06 metros de comprimento e espaço suficiente para que quatro adultos se acomodem sem aperto. É 14 cm mais comprido e 4 cm mais largo do que o Hyundai HB20, com quem o compacto da Kia compartilha a plataforma. O modelo é bem equipado, mas não luxuoso. Painel e forrações laterais são feitas de plástico preto, com boa aparência. O quadro de instrumentos é de fácil leitura, e há sistema de som acionado por meio de teclas no volante.


Todos os modelos serão equipados com ar-condicionado e direção com assistência elétrica. As versões mais caras deverão ter sistema de partida por botão. Exclusivos deste nível de acabamento topo de linha, há rodas de liga-leve com 16 polegadas, câmera de recuo, abertura de portas sem chave e pedais de alumínio. lembra um pouquinho o Stilo dos anos 90 da FIAT.
O modelo tem o mesmo espaço para ocupantes que a opção curta, mas o porta-malas é cerca de 50% maior: são 500 litros de capacidade.
Ficha Técnica
Motor: a gasolina, dianteiro, transversal, 1.240 cc, com quatro cilindros em linha e bloco e cabeçotes de ferro e cárter de alumínio. Quatro válvulas por cilindro com sincronizador variável de válvulas.
Diâmetro e curso: 77 mm X 75,9 mm. Taxa de compressão: 10,5:1
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma ré. Tração dianteira. Oferece controle de estabilidade e de tração.
Potência máxima: 83 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 9,07 kgfm a 4 mil rpm.
Suspensão: Dianteira independente, do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora. Na traseira, eixo de torção com molas helicoidais.
Freios: Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira. ABS com EBD.
Pneus: 195 / 55 R16.
Carroceria: hatch compacto em monobloco com 4 portas, 4,05 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,46 m de altura e 2,57 de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1,041 Kg.
Capacidade do porta-malas: 288 litros.
Tanque : 43 litros.
Itens de série: Seis airbags, cintos de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e dispositivos com Travagem Assistida de Emergência. Luzes diurnas, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos com proteção de segurança, altura ajustável para assento do motorista, regulagem ajustável no volante, direção hidráulica, rádio CD?? com RDS e leitor de MP3 mandos no volante, entrada USB, ar condicionado manual e espelhos externos elétricos.


Publicidade