Febre Amarela

Matérias - Qualidade de Vida - março de 2018

A febre amarela é doenca infecciosa não-contagiosa causada por um vírus mantido em ciclos silvestres em que macacos atuam como hospedeiros amplificadores ou seja não são transmissores, são atingidos pela doença como os humanos e mosquitos dos gêneros Aedes na África, e Haemagogus e Sabethes na América, são os transmissores aí a importância de evitar água parada, usar repelentes e as telas mosquiteiras.
Cerca de 90% dos casos da doença apresentam-se com formas clínicas benignas ou seja uma simples virose (resfriado) que evoluem para a cura diminuindo os caso notificados enquanto 10% desenvolvem quadros dramáticos com mortalidade em torno de 50% por isso que só se sabe de casos desastrosos dando a impressão que todo mundo que tem a doença corre grande risco de morrer. O problema mostra-se mais grave na África onde ainda há casos urbanos. Nas Américas, no período de 1970-2001, descreveram-se 4.543 casos. Os países que mais diagnosticaram a doença foram o Peru (51,5%), a Bolívia (20,1%) e o Brasil (18,7%).
Os métodos diagnósticos utilizados incluem a sorologia (IgM), isolamento viral,

imunohistoquímica e RT-PCR. A zoonose não pode ser erradicada, mas, a doença humana é prevenível mediante a vacinação com a amostra 17D do vírus amarílico. Quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela (com a dose padrão/ não fracionada) não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da doença. Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando concluiu que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença. No início deste ano o Brasil adotou a recomendação da OMS.
Essas informações esclarecem e reforçam a importância das medidas contra o mosquito que a décadas ataca nosso Rio de Janeiro sempre nas águas de março fechando o verão!

FOCO NO MOSQUITO!!!!


Publicidade