Mãe, se cuida!

Qualidade de Vida - abril de 2018

 

Mês que vem lembramos das ‘mães’ de todas as mulheres e vamos falar sobre prevenção de doenças cardiocirculatórias.
A prática de exercícios afasta os sintomas da TPM, melhoras os níveis do lipidograma, insulina e glicemia reduzindo a inflamação sistêmica e seus males.
Para muitas mulheres, a prática regular de atividade física está ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma mas hoje já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam em todos os aspectos do organismo desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres. Ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejados e estruturados, a mulher observa a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
Na vida da mulher moderna essa prática é essencial uma vez que a demanda da vida diária torna imperativo que se alcance e se mantenha um nível satisfatório de potência aeróbica, força e flexibilidade. Exercícios aeróbicos, por exemplo, podem oferecer efeitos significativos na saúde feminina, pois se trata de um exercício físico extremamente importante, quando praticado pelo menos três vezes por semana sob supervisão de profissional de educação física. Vai falar isso pra sua mãe!
Os benefícios dos exercícios envolvem a melhora cardiovascular não só por aprimorar o condicionamento físico mas também por manter um bom controle da glicemia e diminuir o colesterol ruim. Há melhora da massa óssea com contribuições para a prevenção da osteoporose, mais facilidade para emagrecer e diminuição nas chances de ocorrência de pressão alta. Além isso, a produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico proporciona sensação de bem estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher.
Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor, e maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido

A simples caminhada tem efeitos surpreendentes inclusive a pouco saiu um Estado Americano que a simples caminhada tem efeitos na circulação cerebral evitando derrames e outras doenças.
Por ùltimo mas nāo menos importante temos o sono que é quando recupera se do dia e dos exercícios !!!!
Deixo aqui dicas de exercícios mas que devem ser acompanhados POR Profissional habilitado para adequar a cada pessoa.
Para melhorar a circulação, basta dedicar 30 minutos por dia a atividades físicas. Caminhar 20 minutos por dia a passos rápidos favorecerá o fluxo sanguíneo e fortalecerá os vasos sanguíneos.
Os problemas de circulação sanguínea costumam afetar com regularidade as pernas, causando diferentes sintomas como varizes, dor, inflamação e outra série de dificuldades que diminuem a qualidade de vida.
Frequentemente eles acontecem pela incapacidade das veias para fazer o retorno do sangue ao coração, devido ao fato de que a parte inferior tem que se esforçar mais ao ter que lutar contra a gravidade.
A chance de desenvolver patologias devido a este problema aumenta com a idade; tanto é assim que mais da metade da população apresenta tais patologias a partir de seus 50 anos.


Publicidade