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Fusquinha Nervoso

Auto News - Matérias - junho de 2018

Apesar da região ser repleta de pardais eletrônicos e velocidade controlada, tem muita gente que gosta de carro brabo e vai para uma estrada boa, de preferência no inteiro de São Paulo para dar uma acelerada. Mas já se imaginou em investir R$ 340 mil num Fusca? Tem muito amante de fusca por aqui. Quando a Volkswagen lançou o New Beetle, em 1997, muitos fãs ficaram decepcionados. Mas a gente ainda vê os remanescentes rodando por aí. Eles esperavam um carro mecanicamente fiel ao projeto original do Dr. Porsche, mas tudo o que receberam foi um Golf travestido de besouro. Agora, a alemã Memminger Feine-Cabrios deu seu jeito de resolver esse problema: construiu artesanalmente uma espécie de Fusca modernizado, mantendo o motor refrigerado a ar e a tração traseira.
O ‘carrinho! anabolizado é criação de Georg Memminger, que há 21 anos fundou na Baviera uma empresa especializada em restaurar Fuscas conversíveis no mais alto padrão possível e vendê-los por preços a partir de € 80 mil Euros, o equivalente a R$ 340 mil! Tem coragem?
Os Volkswagen são inteiramente desmontados e reconstruídos na Memminger com materiais melhores e especificações superiores ao projeto original, que inclui suspensões aprimoradas, freios mais eficientes com ABS e uma lista de motores boxer “a ar” muito ‘nervosinhos’. Quase tudo é produzido na própria companhia. Só o visual clássico dos conversíveis continua inalterado.



O modelo foi apresentado na Alemanha em abril e é chamado de ‘Memminger Roadster 2.7’, o modelo tem como ponto de partida o chassi do Volkswagen 1303 com para-brisa abaulado e suspensão dianteira McPherson fabricados na Alemanha a partir de 1973. A carroceria é de metal e lembra a do 1303 Cabrio. O novo carro, porém, é 10cm mais curto, 25cm mais baixo e 12cm mais largo do que o original, o que já melhora o comportamento nas curvas. O peso não passa de 800kg.
O principal é que a Memminger fez uma parte posterior do chassi toda nova, com motor central instalado logo atrás dos dois únicos bancos. A inspiração veio dos Porsche 550 e 914. Para manter o besouro monstro sob controle, há ainda pneus 225/45 R18 na frente e 255/40 R18 atrás, além de discos de freio de Porsche nas quatro rodas. O motor é boxer, de quatro cilindros e refrigerado a ar, porém com 2,7 litros de cilindrada… Sua base é o bloco dos VW Typ 4 (modelos 411 e 412). Fabricados apenas na Alemanha, esses carros eram uma evolução dos nossos TL e Variant e originalmente saíam com motores 1.7 e 1.8. Se anima?


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