Qualidade de Vida

Inverno: previna-se

Qualidade de Vida - junho de 2018

O frio provoca um fenômeno chamado vasoconstrição. No caso da exposição ao frio, a vasoconstrição ocorre para evitar a perda excessiva de calor e manter a temperatura corporal estável. Entretanto, a falta de proteção adequada às baixas temperaturas pode fazer com que o fenômeno seja tão intenso a ponto de impedir a circulação normal do sangue. Em situações calamitosas, os capilares chegam a congelar e gelo podem formar-se em seu interior.


Essas lesões costumam acontecer com maior frequência em extremidades: nariz, orelhas e dedos dos pés e das mãos. O primeiro sintoma de proteção inadequada ao ambiente é a sensação de pele fria. Depois, surge formigamento. Se você sentir que uma parte do seu corpo está formigando, é importante aquecê-la rapidamente. Geralmente, nessas situações, a pele ainda está rosada. Se depois do formigamento, a região parar de incomodar, não é sinal de que o problema esteja resolvido. Quando a lesão pelo frio progride, a região afetada fica dormente, anestesiada e pálida, esbranquiçada. Esse é um sinal de alerta: procure imediatamente um local para se aquecer e, se possível, procure um serviço de saúde.
Portadores de diabetes, doença vascular periférica e doenças autoimunes (como o fenômeno de Raynaud, Lupus, artrite reumatóide, por exemplo), têm maior incidência de complicações
Prevenção
A melhor maneira de evitar as lesões pelo frio é a prevenção.Se você não está acostumado a visitar ambientes muito frios, procure informações com quem está habituado.
– Lembre-se de programar o tempo de exposição
– Leve líquidos quentes para tomar no caminho e mantenha-se bem alimentado:
– Use roupas adequadas
Doenças e as
temperaturas
Pacientes com doenças vasculares já sabem que o tempo vai mudar pelas sensações que a mesma causa na circulação. Por exemplo, as doenças venosas (varizes) são uma vasodilatação, assim durante o calor o aumento desses vasos se torna maior e os sintomas também, já as doenças arteriais que caracterizam pela obstrução dos vasos que sofrem com a diminuição da temperatura e causa a vasoconstricção já relatada acima. A maior procura pelos tratamentos de varizes no inverno não deve-se ao aumento dos sintomas e sim a facilidade de se proteger do sol que é essencial durante o tratamento. Assim seja calor ou frio é muito importante que você se prepare antes de sair de casa, mesmo que seja para levar o casaquinho que vovó pediu…da temperatura e causa a vasoconstricção já relatada acima. A maior procura pelos tratamentos de varizes no inverno não deve -se ao aumento dos sintomas e sim a facilidade de se proteger do sol que é essencial durante o tratamento.
Assim seja calor ou frio é muito importante que você se prepare antes de sair de casa, mesmo que seja para levar o casaquinho que vovó pediu…

Busca



Publicidade