O porquê do 12 de Junho?

Matérias - junho de 2018

Ahhh,  o amor… data tão celebrada pelos casais há centenas de anos tem seu charme e suas curiosidades. O Dia dos Namorados foi celebrado  como em todo os cantos do mundo no d ia  14 de fevereiro , isso até  1969,  Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras

Existem duas histórias envolvendo São Valentim. Preferimos a segunda e mais l´pudica e por que não romântica. Um padre  desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares eram melhores soldados. Valentim teria ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.

Porém outra  lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..  Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, por um milagre  a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim, depois da condenação de morte, foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.

Entretanto, desde 1969 sua data não é mais celebrada oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações históricas que levam em questão até mesmo a sua existência e o pai do atual prefeito de São Paulo um grande publicitário transferiu para Junho para ajudar ao comércio que não vendia bem em junho e a data de 12 se refere antes de Santo Antônio(13/-6) padroeiro dos casamentos. Puro comércio. João Dória era ligado à agência Standard Propaganda e lançou a pedido da extinta loja Clipper, uma campanha para melhorar as vendas de junho. A campanha, com o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo, consistiu na mudança do dia de São Valentim para o dia 12 de junho com o slogan: ‘não é só de beijos que vive o amor'”.


Publicidade