Coluna do Bem

Aumente sistema imonológico

Coluna do Bem - julho de 2018

O outono acabou e parece que esse inverno promete! O melhor que podemos fazer é reforçar o sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, para aumentar a imunidade.
Existem células que produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e até células de tumores. Bem, mas vamos ao que interessa. Quais são os alimentos importantes para estimular a ação do sistema imunológico e potencializar o seu funcionamento?
Antes de tudo, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhores em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas impede a proliferação dos vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural;
Não tome leite, principalmente se já estiver resfriado ou com sinusite, pois aumenta a secreção e dificulta a cura. Use e abuse do iogurte natural, um excelente alimento aliado ao sistema imunológico.


Aumente o consumo da cebola e do alho na sua alimentação.
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, abóbora, damasco, caqui, mamão, manga, assim como as folhas verdes escuras: espinafre, bertalha, agrião e couve manteiga). Os alimentos ricos em zinco também são de grande importância (fígado e moela de frango, carne vermelha magra, semente de abóbora, germe de trigo e centeio).
Não podemos esquecer a Vitamina C, que além de ser uma vitamina antioxidante também é desintoxicante (frutas cítricas: acerola, abacaxi, limão, laranja, morango)
Tenha sempre uma porção generosa no seu almoço e no seu jantar de frutas, legumes e verduras;
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha;
O cogumelo Shitake também é um excelente antiviral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe;
Evite ao máximo alimento rico em gordura que deprimem o sistema imunológico.

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