Macumba mal feita : obras não duram uma ressaca

Matérias - julho de 2018

Não durou uma ressaca a primeira maré do inverno que trouxe de volta o problema crônico que volta a deixar os moradores da Praia da Macumba apreensivos com a queda de parte do cinturão de concreto criado pela Prefeitura numa obra emergencial que custou R$ 14,5 milhões aos cofres públicos do município e sempre contestada pelos moradores. Dessa vez, não chegou à recém criada ciclovia e calçada, mas nossa equipe foi ao local e verificou que as sacas que fazem a primeira contenção antes da mureta ruíram facilmente e vários blocos de cimento estão misturados a areia do mar. Os técnicos da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente descartaram de imediato o colapso das estruturas, porém moradores cobram do Prefeito Marcelo Crivella o início imediato da obra definitiva, mais complexa e com estudo feito em 2000 pela Coppe /UFRJ que aponta como solução a construção de uma estrutura de pedras no canal da Sernambetiba(canal Rio Morto), impedindo o deslocamento de areia que encurta a praia em dias de ressaca. Além disso, no projeto consta que se faz necessário a ‘engorda’ da faixa de areia da praia da macumba trazendo de outro ponto, isso com a ajuda de dragas. O custo inicial era de R$ 60 milhões, porém quando o problema surgiu em outubro do ano passado e após 7 situações parecidas em anos anteriores e diante do clamor do público, a escolha da obra emergencial se mostrou ineficaz e dinheiro público jogado ao mar.


O Professor Paulo Rosmam, do departamento de Engenharia Costeira da Coppe disse ao Globo mês passado que analisou os primeiros estragos causados pela ressaca e os considerou superficiais, mas lembrou que em fevereiro apresentou proposta à Prefeitura para complementar o projeto antigo, mas os técnicos do município somente voltaram a procurá-lo após novo desabamento:

__” Nada que aconteceu foi impressionante e isso já era esperado. A praia só ficará estável se essas intervenções definitivas forem realizadas. Se nãom é enxugar gelo”, frisou. Vale lembrar que no dia 10 de Janeiro Crivella, após vistoria das obras, se pronunciou através do facebook oficial e afirmou que a intervenção era definitiva
__ Estamos instalando estacas de 1.20 metro e colocando materiais ensacados. Temos absoluta certeza que a obra será bem feita. Se Deus quiser quando o mar bater aqui, mesmo em época de ressaca, não vai haver problemas”, lembrou o prefeito que é engenheiro.


Publicidade