Riocentro recebe feira sobre mobilidade reduzida

Matérias - julho de 2018

De dez a doze por cento da população mundial (algo em torno de 700 a 800 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Destas, perto de 90% vivem nos chamados países em desenvolvimento, e o mesmo percentual vale para os que estão em idade produtiva, mas vivem desempregados.
O estado do Rio de Janeiro conta com cerca de 3,9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 24,4% da população, segundo dados do Censo 2010. A deficiência mais frequente é a visual, seguida da motora, auditiva e mental. No entanto, os números atuais falam muito pouco sobre o perfil dessa população: onde estão, como vivem, quais são as suas necessidades.
Em busca dessas informações, o RioSolidario, em parceria com o Sebrae-RJ, produziu o “Mapa da Pessoa com Deficiência”. O objetivo era identificar e localizar as pessoas que possuem deficiência no estado do Rio de Janeiro e, a partir daí, criar um banco de dados que ajude na formatação de políticas públicas voltadas para essa população. O trabalho será realizado com o apoio das prefeituras.
Nos dias 27 a 29 de julho, o Riocentro recebe a MOBILITY & SHOW 2018 – Exposição de Automóveis, veículos e adaptações, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência e familiares, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e sequelas motoras.
São muitas as novidades, incluindo simulador 5D, óculos que leem textos para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão e reconhecem até rostos, impressora 3D para próteses e isenção de impostos para compra de carros 0 KM adaptados, com
atendimento totalmente gratuito aos visitantes.

“Reunimos as mais modernas tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e dos seus familiares. Essa preocupação está presente em lançamentos de produtos que contribuem para a mobilidade e inclusão de mais de 46 milhões de cidadãos brasileiros com algum tipo de deficiência. Sem dizer que essas pessoas também têm isenção de impostos para compra de automóveis 0 Km e muitas vezes desconhecem a legislação e seus direitos. A função do evento é justamente informar e empoderar as pessoas com deficiência”, explica Rodrigo Rosso, idealizador e realizador.

Mais: www.mobilityshow.com.br
27 a 29 de julho – 9h às 18h
Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca)
ENTRADA E INFORMAÇÕES GRATUITAS
INFORMAÇÕES: 0800-772-6612


Publicidade