Explode coração em vermelho e preto

Matérias - setembro de 2018

O casamento entre futebol e samba não é de hoje. Na verdade, grandes sambistas já manifestaram suas paixões pelo esporte bretão há décadas. Quem não se lembra do verso de Noel Rosa: “Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa/Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça….Vá perguntar ao seu freguês do lado/Qual foi o resultado do futebol”. E porque não falar de Neguinho da Beija-Flor que apesar de seu amor declarado pelo Flamengo tem sua música cantada por todas as torcidas com “Domingo, eu Vou ao Maracanã/ Vou torcer pro time que sou fã..” E porque não mencionar até casamento entre Garrincha e a dama do samba na década de 60, Elza Soares.
E tamanho amor agora vai ter direito a desfile, ensaios, enredo e um outro campeonato. O Recreio ganha a primeira escola de samba relacionada ao futebol aqui no Rio. Foi criada mês passado no Espaço Infinito Lounge, na Guilherme de Almeida, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperadores Rubro-Negros , agremiação que não possui vínculo direto com o time, nem com qualquer torcida organizada e contará com o apoio de diversas personalidades e ex-jogadores do clube de futebol que possui a maior torcida do país, mas a identificação com o Flamengo é nítida e evidente.
No coquetel de lançamento, com direito ao hino cantando diversas vezes, presenças de Xande de Pilares, torcedor declarado do clube, Milton Cunha, ex-jogador Nélio e até, Maurício Gomes Mattos, Vice-Presidente Geral do Flamengo.
O bairro ganha em alegria e um reforço de peso para o carnaval da região, já que, mesmo sem quadra, os ensaios estão previstos para começar mês que vem na Infinto Lounge, sempre aos domingos à tarde. No verão, essa folia passará a ser realizada também num quiosque da praia do Recreio, ainda sem local definido.
Na festa , foi anunciado o samba enredo que terá assinatura de dois torcedores ilustres, Xande de Pilares e Dudu Nobre. A escolha do tema não poderia ser diferente, o samba-enredo será “Paixão pelo Clube, Amor pelo Samba”. E o desfile será na semana que antecede o carnaval, no dia 09/03, pelo Grupo E, na Intendente Magalhães e está previsto 800 integrantes. O staff da Imperadores é tão grande quanto o clube. Tem tudo que uma agremiação do grupo especial tem: Mestre de Bateria(Marcão), Carnavalesco(Leandro Valente), Ala das Baianas(Ana Maria Bela) e um casal de mestre salas e Porta-bandeira importada do Rio Grande do Sul e torcedores declarados do Grêmio e Internacional, João Boff e Giza. O Presidente da Escola, Serginho Aguiar, revela o entusiasmo em ver um sonho se tornando real:

— “Fizemos o convite ao Xande de Pilares e ao Dudu Nobre por serem compositores que representam o Flamengo. Tudo aqui é movido pela paixão pelo clube e amor ao samba. Todos da diretoria são do carnaval, então, juntamos um bom time. Reunimos sambistas rubro-negros e criamos a agremiação. A Imperadores não tem vínculo com o clube e nem com torcida organizada; é um projeto totalmente independente, e por isso, os moradores serão bem-vindos aos nossos ensaios, porque aqui acima de tudo tem a paixão pelo samba”, revela entusiasmado no dia do coquetel de lançamento.
O Jornal do Recreio pergunta pro presidente:
1) Quem teve a ideia de criar a escola e envolver o clube de maior torcida do país?
R: A ideia surgiu numa “resenha” entre sambistas e compositores do mundo do samba que na ocasião estavam assistindo num telão a um jogo do Flamengo. O jogo acabou e no dia seguinte levaram à frente a ideia e deu no que deu.
2) Todo mundo é Flamengo?
R: Tem umas pessoas que estão apoiando a ideia, como patrocinadores que não são torcedores do clube. O casal de mestre-sala e porta-bandeira por exemplo são Grêmio e Colorado. Tem o diretor da Ala de Passistas, o coreógrafo da comissão de frente, enfim, isso demonstra que apesar da paixão pelo clube, o samba está em primeiro lugar.

3) E quem não for pode desfilar?
R: Sim, e reforço que todos são bem-vindos, tanto que nos primeiros ensaios de bateria em Pilares, alguns ritmistas me perguntaram na ocasião e fui taxativo que para estar em nossa bateria tem que ser simpático e dedicado ao projeto e à escola.

4)Quando você fala de sambistas de outras escolas, quais escolas?
R: Tem Unidos da Ponte, tem compositor da Unidos da Beija -Flor, de Nilópolis; da Imperatriz Leopoldinense; Diretor da Unidos de Bangu, pessoas envolvidas há muitos anos com o universo do samba, inclusive com a Sapucaí. Convido mais uma vez os moradores a nos prestigiar nos ensaios da Infinito Lounge e no Verão a nos visitar na praia do Recreio cantando junto e se divertindo.


Publicidade