Dor na Coluna Vertebral

Matérias - Qualidade de Vida - outubro de 2018

Caros leitores,
Quem ainda não sofreu daquela famosa ” dor nas costas “, ou teve seu dia atormentado por um ” torcicolo ” no pescoço?
Os sintomas de dor na coluna lombar, ou lombalgia, e dor na coluna cervical, ou cervicalgia são queixas muito comuns e acometem cerca de 80% da população adulta em algum momento da vida, levando a atendimento médico ambulatorial ou emergencial .
Na grande maioria dos casos, nessa avaliação inicial, nenhum diagnóstico específico é feito – a dor pode resultar de causas puramente musculares, posturais, articulares, que se resolvem após medicação e repouso.
Deverá sempre ser afastado uma causa mais grave gerando o quadro de dor, como fraturas da coluna vertebral , mais comum na população idosa, vítimas de osteoporose, ou a presença de hérnias de disco volumosas, causando perda de força nos braços, pernas, ou perda de sensibilidade nos membros.
Dispomos hoje de um amplo arsenal para manejo da dor lombar e da dor cervical, iniciando com REPOUSO, essencial no momento da crise, associado a analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e etc.


Tratamentos alternativos, como Acupuntura, da tradicional medicina chinesa, reduzem a intensidade e a duração da crise de dor. As manipulações quiropráxicas, a aplicação de “ventosas” (muito comum em atletas ), o uso de medicações herbais e a prática de Yoga e Tai Chi, melhoram os sintomas de dor crônica, particularmente nos idosos.
Uma vez que o quadro de dor não se resolva, procedimentos cirúrgicos percutâneos para casos selecionados, que são realizados com sedação e anestesia local, são utilizados para melhora dos sintomas e como uma tentativa de postegar uma intervenção cirúrgica de maior porte . Incluem-se então os variados bloqueios anestésicos com corticóide ou o uso da radiofrequência.
Diante de um quadro de dor refratária a todo esse processo, estaria então indicado o tratamento cirúrgico definitivo, enfatizando que esta é a opção final, nunca devendo ser a inicial, salvo as exceções que constitupirem urgência.
A cirurgia de coluna dispõe hoje de um vasto arsenal tecnológico, com técnicas minimamente invasivas, com a endoscopia, com o uso da monitorização intra-operatória e suporte de imagem permitindo que as cirurgias tornem-se cada vez mais seguras e garantam bons resultados aos pacientes .
Vale lembrar que a prevenção das lesões da coluna , através de atividade física regular , fortalecimento da musculatura paravertebral e cuidados no ambiente de trabalho , serão sempre fundamentais para uma vida saudável e livre de dor.


Publicidade